Festas de fim de ano de empresas requerem atenção ao comportamento e evitam gafes. Abuso de bebida e falta de interações sociais são erros a serem evitados.
As festas de fim de ano de empresas são momentos de descontração e celebração, mas é necessário atentar-se ao comportamento. Afinal, quando se trata de eventos corporativos, as gafes podem não somente causar “saias justas” como também prejudicar a imagem profissional.
De acordo com Vanessa Chiarelli Schabbel, diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, é comum ver colaboradores cometendo deslizes durante estes eventos, e beber em excesso é apenas um deles. “Apesar de ser um momento de ‘informalidade’, é preciso evitar alguns comportamentos, que podem repercutir mal. Não é porque é uma festa que está tudo liberado”, explica ela.
Para evitar gafes que possam prejudicar a reputação no ambiente de trabalho, Vanessa aponta 5 erros que os colaboradores devem evitar.
Beber em excesso
A primeira coisa a se evitar é beber em excesso, mesmo que seja um clichê, as pessoas ainda cometem muito esse erro, que acaba desencadeando diversas consequências.
Perder o controle por causa da bebida pode causar situações embaraçosas e comprometer sua reputação. "É importante saber seus limites e consumir com moderação", alerta a especialista.
Esquecer o dress code
Estar atento ao traje também é fundamental. Vestir-se de maneira inadequada ao contexto do evento pode transmitir uma mensagem equivocada. Neste caso, a dica é consultar o convite ou perguntar ao organizador.
“Respeitar o dress code é demonstrar profissionalismo, manter a coerência do ambiente, evitar constrangimentos e fortalecer sua imagem profissional”, opina Vanessa.
Evitar interações sociais
Não são todas as pessoas que gostam da ideia de uma festa com as pessoas da empresa e, por isso, muitas tendem a evitar interações sociais, o que segundo Vanessa, pode ser um erro.
“Ficar isolado ou só conversando com colegas mais próximos demonstra falta de interesse pela equipe como um todo”. O ideal é usar o momento para se aproximar de pessoas que você não trabalha diretamente ou está junto todos os dias.
Fazer comentários inapropriados
O momento é de descontração, mas piadas de mau gosto, assuntos polêmicos e até mesmo fofocas, provavelmente vão gerar desconforto ou mal-estar. A dica da especialista é apostar em temas leves e neutros, mantendo o ambiente agradável.
“Sabemos que tem assuntos que sempre acabam em ‘torta de climão’, como por exemplo falar sobre opinião política, então para que estragar o momento?”, comenta.
Confundir informalidade com intimidade
Apesar do clima descontraído, Vanessa ressalta que é um evento profissional, por isso, exageros de todas as partes devem ser evitados. “Evite proximidade demais, gestos de carinho excessivo ou atitudes invasivas, que podem causar desconforto entre colegas e superiores”, recomenda.
Não deixe de ir à festa
Muitas pessoas não gostam de festa de confraternização e por isso não vão ao evento, mas esse é um grande erro. “Mesmo sem querer, é fundamental comparecer a confraternização da empresa. Não ir à confraternização gera uma péssima imagem para o colaborador, então a dica é: mesmo que seja para ficar pouco, participe”, finaliza a especialista.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.