Todos mundo alguém dramático. E há os exageradamente dramáticos. Eles se prendem a narrativas, exageram os aspectos de uma situação e deixam tudo mais dramático.
Acompanhe abaixo sete sinais tóxicos de alguém viciado em drama ― e como lidar com eles.
1. Eles sentem sempre sensação de urgência
“Quando não há uma sensação implacável de urgência, algo sempre parece errado para eles. Então, para reforçar a urgência, eles criam uma vida que transborda de compromissos, projetos e prazos”, diz Scott Lyons, psicólogo norte-americano autor do livro “Addicted to Drama: Healing Dependency on Crisis and Chaos in Yourself and Others” (“Viciado em drama: curando a dependência de crise e caos em você e nos outros”).
Mesmo o mundano é preenchido por essa intensidade, e as tarefas mais simples parecem pesadas e opressoras.
2. Eles usam linguagem exagerada
Eles podem tentar chamar sua atenção adicionando palavras exageradas ("extremamente ruim" em vez de "ruim") ou metáforas ("Foi como se ele me visse por inteiro e eu derretesse no abismo do espaço" em vez de "Ele ignorou o que eu tinha a dizer").
E, apenas para garantir que você esteja prestando atenção, eles irão executar isso com gestos e expressões faciais bem dramáticos.
3. Eles precisam ser o centro das atenções
“Pessoas com tendência ao drama raramente ficam em segundo plano. Mesmo quando conseguem reprimir o impulso de ser o centro das atenções, não o fazem por muito tempo. Estar no meio de uma ação maior do que a vida tende a fazê-los se sentirem importantes”, explica Lyons.
4. Eles reencenam histórias com intensidade exagerada
Contar repetidamente a mesma história emocional para diferentes audiências permite que eles desabafem continuamente. É comum acrescentarem variações à situação original também.
5. Eles focam nos aspectos negativos da vida dos outros
Você frequentemente encontrará pessoas viciadas em drama consumidas pelo que está acontecendo na vida dos outros. As pessoas se sentem muito solitárias e, na ausência de se sentir visto e ouvido, é fácil se distrair com aqueles ao nosso redor.
6. Eles estão preocupados (e presos) em sua própria história
Como o protagonista de qualquer show, eles precisam da interação unidirecional de uma plateia ― pessoas cujo único papel é testemunhar o drama.
“Eles também gostam de atribuir papéis ao resto do elenco. E se os colegas de elenco não entregam as falas corretas, provavelmente haverá problemas”, complementa Lyons.
7. Eles sentem falta de estar no controle
Sua incapacidade de controlar (ou prever) o mundo externo leva a uma sensação de sobrecarga, impotência e vitimização. Isso é algo que todos nós experimentamos, mas é agudo para aqueles com uma propensão para o drama.
“Digamos que você pegue a saída errada de uma rotatória. Para muitas pessoas, é um inconveniente ou erro menor. Mas para o viciado em drama, é uma catástrofe injusta que aconteceu com eles.”
Fonte: CNBC Make It
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.