O americano Jim Arrington, de 90 anos, carrega desde os 83 o título de fisiculturista mais velho do mundo segundo o World Guinness Book, conhecido como livro dos recordes. Passados sete anos, ele continua em uma rotina de exercícios pesada e, no final de 2022, chegou a posar nu para o revista voltada para a saúde masculina.
Jim faz musculação ao menos três vezes na semana, em treinos que duram cerca de duas horas. Ele diz ter encontrado uma forma matadora de execução dos exercícios. “São 10 repetições seguidas de 10 segundos segurando o peso e depois mais 10 repetições, por várias vezes. Você sente a queimação. Sem dor, sem ganho”, conta Jim em entrevista ao Guinness Book, e em referência ao bordão já conhecido dos praticantes de musculação.
A sua alimentação para se manter em forma por tantos anos também mudou. Antes, Jim conta que costumava se alimentar com muitos ovos e leite, “da forma antiga”. Hoje, ele dá preferência a cogumelos e alimentos à base de azeite de oliva, por os considerar menos inflamatórios.
Para além do físico em dia, Jim também carrega vários prêmios de fisiculturismo. Ele continua competindo e diz já ter participado de mais de 60 competições do tipo.
Quem o vê hoje esbanjando saúde nem imagina que no início da vida Jim passou por maus bocados com relação à saúde. Tendo nascido prematuro, quando criança ele era asmático e ficava doente com frequência. Mas, em 1947, com 15 anos, decidiu que iria se tornar seu próprio super-herói e entrou para o fisiculturismo.
Jim Arrington recently turned 90.
He's still swole. pic.twitter.com/ZZlVXdHXhT
— Guinness World Records (@GWR) July 19, 2023