Ninguém gosta de ser rejeitado, mas ter medo de ser excluído também pode ser muito prejudicial para o seu bem-estar. Esse sentimento, embora comum, pode levar a comportamentos que nem sempre percebemos, mas que acabam nos fazendo mal.
Segundo a psicologia, quem tem medo da rejeição pode desenvolver atitudes que, em vez de proteger, apenas reforçam esse receio. Esses comportamentos variam desde ignorar suas próprias necessidades até tentar agradar as pessoas a qualquer custo — verdadeiras armadilhas emocionais.
O MinhaVida entrevistou a psicóloga Larissa Fonseca, que listou os comportamentos mais comuns e explicou como reconhecê-los e evitá-los para levar uma vida com menos preocupações.
Leia mais: Pessoas que cresceram sem a atenção dos pais na infância podem apresentar esses 6 comportamentos
Esses são os comportamentos mais comuns em pessoas que têm medo da rejeição
O medo da rejeição é um sentimento que pode impactar diversos aspectos da vida. Muitas vezes, ele se manifesta em comportamentos sutis, mas prejudiciais ao bem-estar emocional e às relações interpessoais:
1. Postura defensiva
Pessoas com medo da rejeição tendem a antecipar o pior, mesmo sem motivos concretos. "Esse comportamento defensivo leva à ansiedade constante e a atitudes como procrastinação ou até mesmo agressividade na comunicação", explica Larissa. Essa expectativa negativa pode criar um ciclo de estresse difícil de romper.
2. Dificuldade de afirmar as próprias necessidades
...
Veja também