Bebês precisam escovar os dentes? Entenda!

Odontopediatra dá dicas para preservar a saúde bucal dos pequenos Os bebês precisam que sua saúde bocal seja bem cuidada, pois esse é um dos primeiros passos para garantir uma infância saudável. Mas muitas famílias ainda têm dúvidas sobre quando e como iniciar esse cuidado. A odontopediatra Ilana Marques, da IGM Odontologia para Família, explica […]

23 jan 2025 - 15h23

Odontopediatra dá dicas para preservar a saúde bucal dos pequenos

Os bebês precisam que sua saúde bocal seja bem cuidada, pois esse é um dos primeiros passos para garantir uma infância saudável. Mas muitas famílias ainda têm dúvidas sobre quando e como iniciar esse cuidado.

Cuidar da saúde bucal dos bebês é um dos primeiros passos para garantir uma infância saudável, mas muitas famílias ainda têm dúvidas sobre
Cuidar da saúde bucal dos bebês é um dos primeiros passos para garantir uma infância saudável, mas muitas famílias ainda têm dúvidas sobre
Foto: Revista Malu

A odontopediatra Ilana Marques, da IGM Odontologia para Família, explica que a higiene bucal deve começar antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes. A especialista orienta que os pais devem iniciar os cuidados com a higiene bucal por volta do quarto mês de vida, mesmo antes de o primeiro dente aparecer. Nessa fase, eles podem limpar a gengiva do bebê com uma gaze ou dedeira de silicone umedecida em água filtrada, após as mamadas, mais para acostumá-lo à manipulação do que para remover os resíduos de leite.

Publicidade

Quando deve-se começar a escovar os dentes dos bebês?

Assim que o primeiro dente nasce - o que pode ocorrer entre os 6 e até os 14 meses de idade -, a escovação deve começar. Segundo Ilana, é fundamental usar uma escova infantil de cerdas macias e pequena, ideal para o tamanho da boca do bebê.

A especialista ressalta que os pais devem introduzir o creme dental assim que os primeiros dentes do bebê começarem a nascer, mais com o objetivo de habituá-lo ao uso do produto do que de garantir uma limpeza impecável. Entretanto, é fundamental ajustar a quantidade de acordo com a idade e o desenvolvimento da criança. "Para bebês com até oito dentes ou menos de 10 kg, o ideal é usar uma quantidade equivalente à metade de um grão de arroz cru. Já para aqueles com mais de 10 kg que ainda não sabem cuspir, a medida recomendada é um grão de arroz cru inteiro. Para crianças que já conseguem cuspir, a quantidade deve ser equivalente a um grão de ervilha", explica.

Rotina de cuidados com a saúde bocal dos bebês

Ilana Marques também compartilha algumas dicas para ajudar os pais na rotina de cuidados com a higiene bucal:

  1. Estabeleça uma rotina desde cedo: Escove os dentes do bebê ao menos duas vezes por dia, sendo uma delas antes de dormir.
  2. Crie uma experiência positiva: Use músicas, brinquedos ou conte histórias para tornar o momento da escovação divertido e evitar resistência.
  3. Leve ao dentista ainda nos primeiros meses: "O ideal é que a primeira consulta ao odontopediatra aconteça o quanto antes ; ou após o surgimento do primeiro dente. Essa visita ajuda a orientar os pais e a identificar precocemente e prevenir qualquer problema."
  4. Evite mamadeira e principalmente à noite sem escovação: Deixar resíduos de leite ou suco nos dentes durante o sono aumenta o risco de lesões de cárie, conhecidas como "cáries de mamadeira".
  5. Tenha paciência: A adaptação ao hábito de escovação leva tempo. Mantenha a consistência e mostre, pelo exemplo, a importância de cuidar dos dentes.

Por que os dentes de leite são tão importantes?

Embora temporários, os dentes de leite dos bebês desempenham funções essenciais. "Eles são fundamentais para a mastigação, ajudam no desenvolvimento da fala e mantêm o espaço necessário para a erupção dos dentes permanentes. Cuidar bem deles evita problemas como lesões de cárie precoces, que podem causar dor, infecções e até atrapalhar o crescimento da criança", alerta a odontopediatra.

Publicidade

Ilana reforça que investir na higiene bucal do bebê não é apenas uma questão de prevenção da doença cárie, mas de garantir qualidade de vida e bem-estar. "Estabelecer uma rotina de cuidados desde cedo cria uma base sólida para hábitos saudáveis ao longo da vida. Além disso, prevenir problemas agora pode evitar tratamentos mais complexos no futuro."

Revista Malu
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se