Caso Larissa Manoela: como criação dos pais impacta em relações dos filhos?

Controle excessivo, críticas ofensivas e opressões são analisadas como padrão de comportamento abusivo

14 ago 2023 - 18h08
Larissa Manoela
Larissa Manoela
Foto: Reprodução/ Instagram @larissamanoela

Larissa Manoela trabalha desde os 4 anos e tem um currículo extenso com novelas, musicais, filmes e muita publicidade. Ainda assim, ao menos até o ano passado, a artista de 22 anos precisava pedir dinheiro aos pais para comprar "um milho, um sorvete, um mate" quando ia à praia.

A revelação foi feita pela própria artista, em entrevista ao "Fantástico". Durante a conversa exibida no programa desse domingo (13), Larissa aponta disparidades nos termos dos contratos mantidos com os pais e comenta como se sentia mal diante disso. "Era muito difícil eu entender e eu me sentia incapaz. 'Será que eu realmente sou essa pessoa?'", compartilhou o que pensava.

Publicidade

Segundo a jovem, ela não tinha controle ou conhecimento de suas finanças, já que seus pais administravam tudo. Com isso, os conflitos teriam começado justamente quando ela atingiu a maioridade e passou a questionar sobre o negócio que “estava provendo durante todos esses anos”.

“Quer me chamar de mercenária, pode chamar. Mas o que eu não vou abrir mão de um centavo é cuidar do seu dinheiro. O resto, você pode fazer aquilo que você quiser”, disse a mãe de Larissa em um áudio apresentado pela artista.

Em meio a isso, fãs da atriz também têm recuperado antigos registros que expõem a relação que ela mantinha com a mãe. Como um trecho do livro “O Mundo de Larissa Manoela”, de 2017, em que Silvana Taques diz:

"Sou muito sincera com a Larissa. Sou muito real com ela. Às vezes eu digo: ‘Larissa, você está horrível!’. Mas não é para baixar a autoestima dela, pelo contrário. É um choque de realidade, porque ela sabe que pode melhorar. (...) Muitas vezes, para ir a um evento, ela troca oitocentas vezes de vestido porque eu digo: 'Esse não está bom! Esse está feio!'. Sou tão sincera que teve um dia que falei: 'Larissa, quer saber? Vai com qualquer um. Porque lacrar hoje você não vai'."

Impacto negativo no comportamento dos filhos

Para as psicólogas Larissa Fonseca e Suellen Souza, esse pode ser um reflexo de relação abusiva entre pais e filhos, o que tem efeitos na psique mental e comportamental do indivíduo que é vítima. Algumas consequências esperadas são baixa autoestima, falta de autoconfiança, sensação de não-merecimento e incapacidade financeira e emocional.

Publicidade

"Qualquer relação abusiva terá grandes consequências na vítima. O filho pode se tornar um adulto que prefere viver na sombra dos outros por ter problemas com sua autoestima e autoconfiança. Ou seja, não reconhece seu valor. Eles fazem de tudo para não serem um fardo. Evitam incomodar e/ ou preocupar alguém", analisa Suellen Souza, especialista em terapia familiar.

Ela também aponta que filhos criados por pais narcisistas costumam ter dificuldade de responder sobre suas próprias preferências, gostos ou desejos. Eles também tendem a desenvolver dependência emocional nos relacionamentos em geral, tamanha a necessidade de atenção. "Pessoas criadas por pais narcisistas têm muita dificuldade de se enxergar de forma realista", assinala.

Esse prejuízo às demais relações, sejam elas amorosas ou não, também é percebido pela psicóloga Larissa Fonseca. "Ao vivermos situações abusivas, aprendemos de uma maneira disfuncional que estamos constantemente errados. Portanto, as relações futuras tendem a permitir que os outros nos tratem de [forma] controladora, abusiva e permissiva", pontua.

A psicóloga não se refere especificamente a Larissa Manoela — não se pode supor que esse é ou foi o padrão vivido pela atriz em outros tipos de relacionamento. A terapeuta que há 15 anos trabalha com abordagem cognitiva comportamental aborda um cenário comum a vítimas de relações abusivas e recomenda acompanhamento psicológico para que não repitam o padrão de abuso em outras esferas.

Publicidade

Como fica a relação com a família?

Um mês atrás, antes da briga com os pais tomar essa proporção pública, Larissa Manoela fez uma breve declaração sobre o assunto. À época, quase tudo era especulado — o que se sabia era que a mãe havia deixado de seguir a filha nas redes sociais.

"Eu acho que o foco é o que eu tenho daqui para frente. Eu tenho uma nova família, mas é um pouco delicado falar dessa situação. Estou seguindo minha vida, trabalhando muito", disse a artista ao "Fofocalizando".

Nessa batalha com a mãe e o pai, Gilberto Elias, ela tem contado com o apoio e defesa do noivo, o também ator André Luiz Frambach. Após a entrevista que ela concedeu ao "Fantástico", ele pediu respeito à artista e a exaltou como mulher. Quanto aos pais, a artista diz esperar que um dia a relação seja reconstruída.

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações