O relacionamento entre irmãos impacta diretamente o desenvolvimento emocional e social das pessoas, podendo ser uma fonte de apoio ou desafios.
O relacionamento entre irmãos impacta diretamente o desenvolvimento emocional e social das pessoas. A convivência entre eles pode ser uma fonte de apoio, aprendizado de habilidades sociais e resolução de conflitos, mas também pode ser marcada por rivalidades e desafios que, se não bem gerenciados, afetam negativamente a estabilidade do indivíduo.
Em um mundo onde a saúde mental se tornou uma preocupação crescente, entender a dinâmica das relações familiares, especialmente entre irmãos, pode fornecer insights valiosos para promover um ambiente mais saudável e harmonioso.
O apoio são fatores importantes para a resiliência emocional, enquanto rivalidades e conflitos intensos podem levar a problemas de autoestima, ansiedade e comportamento agressivo. Até mesmo a quantidade de irmãos, influência no emocional como, por exemplo, de acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Journal of Family Issues, crianças de famílias maiores tinham uma saúde mental ligeiramente pior do que as de lugares com menos integrantes.
O maior impacto foi observado em famílias com vários filhos nascidos com menos de um ano de diferença.
Assista ao vídeo com Priscila Gasparini Fernandes, diretora da clínica Seu Equilíbrio, que possui uma vasta experiência em psicanálise, neuropsicologia e neuropsicanálise.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.