Conheça a 'doga', aula de ioga para cães e donos

Descubra as vantagens da doga e saiba de que forma essa atividade canina pode aumentar a saúde e os laços entre dono e pet

4 ago 2014 - 10h36
Foto: @danielasagapez/Instagram / Reprodução

Os exercícios físicos são parte fundamental na vida de cães saudáveis e, de acordo com a raça do cachorro em questão, são completamente necessários para que o animal tenha uma forma de gastar suas energias e, consequentemente, evitar uma série de problemas dos mais diversos – que incluem desde a obesidade até a depressão.

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

Foto: @hottropicalyoga/Instagram / Reprodução

No entanto, enquanto muitos donos de bichinhos de estimação buscam brincadeiras divertidas e agitadas para promover a saúde de seus amigos de quatro patas, há quem já tenha descoberto uma nova forma de incentivar os exercícios de seus pets como uma terapia alternativa, ao mesmo tempo, fortalecer seus laços afetivos com eles: a doga. 

Foto: @scottie7/Instagram / Reprodução

Criada nos Estados Unidos, a doga incentiva a prática da ioga por cães, abrindo uma possibilidade para que donos se exercitem junto com os seus pets e, ao mesmo tempo em que socializam, possam manter a boa forma e o equilíbrio mental e corporal.

Publicidade

Embora os movimentos dessa nova atividade não sejam muito diferentes dos praticados na ioga tradicional dos humanos, seu diferencial está na interação entre dono e pet, já que a grande maioria dos movimentos propostos em aula destaca o proprietário em uma posição, enquanto o pet apoia-se sobre ele, assumindo outra posição da atividade.

Movimentos individuais também costumam ser propostos aos cachorros praticantes do esporte, sendo que a posição clássica de alongamento (onde a pessoa estende os seus braços enquanto alonga o tronco, ajoelhada no chão) também é realizada pelos animais que participam das aulas.

Mesmo havendo algumas possibilidades de confusão durante a prática desse tipo de atividade (principalmente em função do instinto dos animais, que podem provocar o sentimento de territorialidade), quem é adepto do esporte afirma nunca ter presenciado conflitos durante as aulas, já que tanto o ambiente quanto a própria aula propiciam um momento calmo e tranquilizante para os cães. Além disso, há ainda a opção da entoação do mantra “om” nos casos em que algum pet dá sinais de agitação.

Benéfico para cão e dono, a doga é considerada uma ótima forma de manter a saúde de ambos enquanto aumenta os seus laços afetivos e, mesmo havendo quem acredite que a atividade possa não ser tão positiva para os donos de pets – já que, segundo eles, a presença do animal distrai o proprietário – este ainda é um esporte saudável para cães e pessoas e que não têm contraindicações.

Publicidade

Clique no link e fique por dentro de profissionais que oferecem todo tipo de  serviço para bichinhos de estimação.

Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se