Quem está ligado no mundo dos pets caninos já sabe que a raça shih tzu é, hoje, uma das mais populares entre aos amantes de cães. No entanto, mesmo alguns dos donos de cachorros desta querida raça ainda não sabem muito bem sobre a sua origem, deixando de lado informações que podem tanto ser somente interessantes como, também, ajudá-los a compreender um pouco melhor a personalidade destes animais.
Fruto da mistura entre as raças caninas lhasa apso e pequinês, o shih tzu tem, na sua aparência, uma série de características bastante parecidas com as de seus ancestrais, destacando uma pelagem longa e vasta que também pode ser vista nos dois cachorros que lhe deram origem.
Originário da capital do Tibete, o Lhasa Apso já foi considerado um símbolo de boa sorte entre os monges tibetanos – que, inclusive, costumavam presentear os nobres da época com exemplares da raça. Reconhecida oficialmente pelo AKC - American Kennel Club - ao longo da década de 1930, o lhasa tem uma personalidade bastante independente, desconfiada, alegre e, principalmente, alerta; mostrando por que eram usados como ‘cães de guarda’ de monastérios no início do século 20.
Bastante apegado aos donos e tão desconfiado quanto os cães da raça lhasa apso, o Pequinês é citado em documentos coreanos com data de mais de 4 mil anos atrás, sendo que até o século 8 costumava ser querido entre a família imperial da China e os budistas, chegando a ser intitulado como o cão oficial do budismo nessa mesma época.
Assim como seus ‘pais’, o querido Shih Tzu também é um cachorro bastante independente e curioso, e que também costuma desconfiar de estranhos e desconhecidos, buscando formas de proteger seus donos de qualquer tipo de perigo. Dono de um corpo pequenino e robusto, o shih tzu se destaca pela pelagem – que merece bastante atenção e cuidados para que problemas de pele sejam evitados – e pela personalidade brincalhona, que cativa a todos e fez dele um dos cães mais querido e populares entre os donos de bichinhos de estimação em todo o mundo.
Acesse o link e saiba onde encontrar o seu futuro companheiro.
Matéria validada pelo Dr. Eduardo Toshio (CRMV – SP 15.821), Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Cirurgia Cardio-Torácica na USP e Docente do Curso de Especialização em Oftalmologia Veterinária- ANCLIVEPA – SP. Responsável pelo Setor de Cirurgia Ortopédica e Oftalmológica em Hospital Veterinário de São Paulo, atuando em cirurgia geral, ortopédica, torácica e vascular, oftalmologia clínica e cirúrgica e clínica geral.
Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já