Quem está ligado no mundo já sabe que os cachorros são animais extremamente inteligentes, e que podem servir de grande auxílio para os seres humanos em situações mais diversas. Os cães-guia e os cachorros que atuam em trabalhos de terapia com pessoas portadoras de deficiências físicas ou intelectuais são bons exemplos disso, entretanto, não é somente nesse tipo de serviço que eles costumam ser requisitados.
Levando em conta a grande inteligência e a capacidade física que os cães possuem, já não é de hoje que podemos notar a presença destes animais em operações policiais, auxiliando os profissionais desse segmento a desvendar o esconderijo de fugitivos, a identificar a presença de drogas em malas e a encontrar e até resgatar pessoas desaparecidas. Conheça, a seguir, três das raças caninas mais utilizadas pela polícia como ferramenta de ajuda em tarefas de alta periculosidade:
Pastor alemão
Também conhecido como ‘capa preta’, o pastor alemão já foi até protagonista de filmes policiais, tamanha sua desenvoltura nesse tipo de trabalho. Atenta, ágil e bastante obediente, a raça conta com as características principais que dão base a um bom cão de guarda ou de ‘guerra’, possibilitando que seja parte de grupos de buscas, perseguições e que atue como um bom farejador.
Golden retriever
Equilibrado, ativo e simpático, o golden retriever é um exímio farejador, e que costuma fazer parte dos grupos da polícia que buscam encontrar ou identificar a presença de explosivos ou drogas ilícitas. Também usada como cão-guia, a raça é ideal para ser adotada como cão de companhia, adaptando-se bem a todo tipo de pessoa.
Labrador retriever
Querido pela grande maioria dos amantes de animais, o labrador é um cão capaz de executar diversas funções com maestria, servindo tanto como cão-guia quanto como farejador de drogas e explosivos e até pessoas em casos de buscas e resgates em escombros, por exemplo. Assim como o golden, o labrador retriever é bastante equilibrado e amigável, por isso é ideal para ajudar a polícia em tarefas que exigem atenção e obediência extrema.
Acesse o link e descubra todo tipo de informação sobre as mais diversas raças de cães.
Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.
Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já