Que os cães podem servir como ferramenta de auxílio no trabalho humano muitos já sabem. Ao longo das últimas décadas, os cachorros têm sido cada vez mais usados em trabalhos que envolvem a terapia de pessoas com deficiência intelectual e até o auxílio a deficientes físicos ou visuais, como é o caso dos reconhecidos cães-guia.
No entanto, além de auxiliar os próprios seres humanos de diversas maneiras, os animais do mundo canino também são de muita importância em tarefas que envolvem a guarda e a proteção de outros animais. Conheça, a seguir, três entre as muitas raças que desempenham esse tipo de trabalho de forma eficaz, e fique por dentro dos exemplares caninos que ainda podem lhe ajudar a proteger e defender o que você ama:
São bernardo
O cão da raça são bernardo é extremamente eficiente em trabalhos de guarda e salvamento – sendo, inclusive, reconhecido em todo o mundo por causa disso. Originário dos Alpes Suíços, esse animal atuava em missões de resgate e ajudava a encontrar pessoas soterradas desde meados do século XVIII, tentando reanimar as vítimas que encontrava com lambidas e, em seguida, buscando o auxílio de outras pessoas para completar o socorro.
Kuvasz
Esse cão de nome estranho e aparência similar à de um lobo é de origem húngara, e destaca uma personalidade extremamente protetora e territorial, que lhe ajuda a ter um bom desempenho em funções de guarda. Acredita-se que o peculiar cão chamado de kuvasz era, inclusive, usado comumente para acompanhar pilotos de caça em guerras nos tempos mais antigos, já que o seu caráter corajoso e observador o tornava ideal para tal tipo de trabalho. Além disso, era muito usado na proteção de ovelhas, já que, pela sua cor, poderia até ser confundido com uma.
Komondor
Fotos: Getty Images
Assim como o kuvasz, o cachorro da raça komondor também tem suas raízes na Hungria, e desde tempos mais antigos era usado como um guardião de rebanhos, sendo considerado um eficiente cão de pastoreio até hoje. Educado, carinhoso e muito tranqüilo na relação com crianças, este cão tem o instinto aguçado de proteção como uma de suas principais características.
Acesse o link e encontre o local certo para cuidar da saúde do seu animal de estimação.
Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.
Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já