Conheça os diferentes tipos de cachorros Cocker Spaniel

Saiba mais sobre as variações das populares e queridas raças caninas que levam o nome de Cocker Spaniel

30 set 2014 - 11h59

Bastante conhecido em função do personagem Dama, do desenho A Dama e o Vagabundo, o cachorrinho (nem sempre) simpático da raça cocker faz parte de um grupo de cães (batizado de Spaniel) que conta com uma série de variações. No entanto, mesmo fazendo parte da mesma “família”, as raças Spaniel destacam algumas diferenças significativas, conforme explicado nas descrições que você confere a seguir:

Cocker Spaniel Inglês

Foto: cynoclub / iStock

Publicidade

Foto: cynoclub/iStock

Dono de uma fama de mal humorado e um tanto escandaloso, o cão da raça Cocker Spaniel Inglês já é conhecido na Inglaterra desde meados do século 14 e, embora seja conhecido pelo comportamento “carrancudo”, é considerado bastante dócil e amável pelos que o têm como parte da família. Destacando orelhas caídas e compridas, o Cocker Inglês é bastante ativo e necessita de atividades físicas diárias para se manter saudável. E precisa, ainda, de escovações frequentes na sua pelagem, que é lisa, sedosa e de comprimento longo.

Cocker Spaniel Americano

Foto: cynoclub / iStock

Foto: cynoclub/iStock

Publicidade

Embora muitos confundam esta raça com a sua versão inglesa, é o Cocker Spaniel Americano o verdadeiro representante da personagem Dama, do longa da Disney chamado A Dama e o Vagabundo. Divertido, animado e muito brincalhão, este cachorro é dono de uma pelagem longa e cheia, de um corpo robusto e de um temperamento um pouco teimoso embora seja, no geral, um pet bastante tranquilo. Amigo das crianças e cheio de energia, também precisa de uma dose diária de exercícios físicos para se manter com saúde, sendo um animal sociável e que adora brincadeiras.

Springer Spaniel Inglês

Foto: o01shorty10o / iStock

Foto: o01shorty10o/iStock

Podendo ser considerado como um ‘primo distante’ dos cães Cocker, o Springer Spaniel Inglês é conhecido desde o início do século 19, e destaca características que incluem desde a docilidade e o alto nível de energia até o entusiasmo e a sociabilidade – sendo uma opção ideal para quem tem grandes famílias e deseja um integrante de quatro patas. Dono de um corpo compacto e de orelhas caídas, este cão tem a pelagem mais curta que os demais Spaniel e, por ter certa propensão a sofrer com problemas ligados à obesidade, deve praticar atividades regulares e comer sem exageros.

Clique no link e saiba onde encontrar criadores do Cocker Spaniel para que um exemplar da raça possa fazer parte da sua família.

Por Priscila Franco - Matéria validada pelo Dr. Eduardo Toshio (CRMV – SP 15.821), Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Cirurgia Cardio-Torácica na USP e Docente do Curso de Especialização em Oftalmologia Veterinária- ANCLIVEPA – SP. Responsável pelo Setor de Cirurgia Ortopédica e Oftalmológica em Hospital Veterinário de São Paulo, atuando em cirurgia geral, ortopédica, torácica e vascular, oftalmologia clínica e cirúrgica e clínica geral. 

Publicidade

Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se