Já reparou que algumas pessoas parecem nunca deixar a adolescência para trás, mesmo após se tornarem adultas? Comportamentos impulsivos, dramas desnecessários e a dificuldade em assumir responsabilidades continuam a aparecer em suas atitudes, como se o tempo não tivesse passado.
Mas calma que para tudo existe uma explicação. De acordo com a psicóloga Larissa Fonseca, algumas pessoas enfrentam desafios emocionais e psicológicos que as fazem "ficar presas" nessa fase da vida. A especialista conta por que isso acontece e como lidar com quem ainda vive como se estivesse no colégio. Acompanhe!
Leia mais: Ciência desvenda por que adolescentes são impulsivos: veja o que acontece no cérebro deles
Adulto que se comporta como adolescente: entenda por que isso é um problema
Pode até parecer engraçado à primeira vista, mas essa dificuldade em amadurecer emocionalmente é um sinal de que algo mais profundo pode estar acontecendo. De acordo com a psicóloga, quando um adulto age de forma impulsiva, evita responsabilidades ou resiste à independência, é possível que ele esteja enfrentando um problema comportamental.
"Esse tipo de comportamento pode ter raízes em uma infância com proteção excessiva, onde a pessoa não foi exposta a modelos saudáveis de independência, ou mesmo em um ambiente que nunca exigiu o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida adulta. Sem essas experiências, o processo de amadurecimento pode ficar estagnado", explicou Larissa.
...
Veja também
10 ideias para ficar mais próximo da felicidade
Os sinais que indicam que você é uma boa pessoa, segundo a psicologia