Um dos principais problemas gerados pela pandemia do novo coronavírusé a falta de equipamentos de proteção usados na área de saúde. Pensando nisso, dois dentistas decidiram produzir viseiras para doação em Minas Gerais, usando uma impressora 3D.
Os mineiros Patrícia Bertges e Vinícius Araújo estão usando a impressora 3D que possuem no consultório, e antes da crise de saúde era destinada para produzir próteses dentárias e materiais odontológicos. A previsão é que sejam fabricadas 400 viseiras por dia, que serão doadas para asilos, hospitais e para profissionais de saúde.
Os dois dentistas contam com a ajuda dos funcionários do consultório, que se voluntariaram para participar da ação, e estão recebendo um auxílio da organização Rede do Bem para custear a fabricação das viseiras e obter os materiais necessários, principal dificuldade enfrentada até o momento. O custo de produção é de cerca de R$ 25 por viseira.
Segundo Vinícius Araújo, a viseira é vantajosa pois é "feita de um material resistente, são produzidas rapidamente e podem ser reutilizadas, após higienização", e também são eficientes para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
As viseiras serão doadas para hospitais em Belo Horizonte, e os dentistas também planejam estender as doações para idosos e pessoas que ainda precisam sair de casa e pegam o transporte público.
*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais