Conforme muitos donos de pets já sabem, as técnicas e os equipamentos da medicina veterinária avançaram muito ao longo dos últimos anos, oferecendo diagnósticos e tratamentos cada vez mais precisos e eficientes para os animaizinhos que sofrem com problemas que envolvem desde complicações corriqueiras até doenças mais graves e até fatais.
Com isso, o número de especialistas veterinários também cresce bastante nos dias de hoje, e cada vez mais profissionais procuram se capacitar em segmentos específicos para ajudar o mundo dos animais. As áreas de fisioterapia e de oftalmologia veterinária são dois bons exemplos de como esse cenário vem se apresentando na atualidade, e mostram como a especialização de profissionais pode ajudar a salvar e melhorar a vida de cães e gatos com problemas de saúde.
Confira, a seguir, um pouco mais sobre o trabalho destes novos especialistas do universo veterinário, e entenda como a capacitação profissional pode ser importante para manter bichinho de estimação das mais variadas raças e personalidades com saúde e bem-estar:
Fisioterapia veterinária
Destacando técnicas bastante variadas e que podem ser aplicadas a animais com os mais diversos tipos de problema, a fisioterapia veterinária vem se popularizando muito na atualidade. Além de poder tratar e aliviar complicações que envolvem a mobilidade dos animais (em função de fraturas, luxações ou até do desgaste natural que chega com a idade avançada dos pets), também tem se mostrado uma poderosa ferramenta para o tratamento de animais que sofrem com problemas como o da obesidade.
A fisioterapia feita com o auxílio de esteiras aquáticas e todo o mundo da hodroterapia são alguns dos grandes pilares dessa especialidade nos dias de hoje. No entanto, técnicas como as de eletroterapia, laserterapia, cinesioterapia (uso de movimentação), massoterapia e ultrassom, entre outros, também ganham cada vez mais adeptos.
Oftalmologia veterinária
Focada no cuidado da região ocular dos pets, a oftalmologia veterinária é outra área que vem ganhando muito espaço dentro da medicina veterinária nos dias de hoje, ajudando cães e gatos a solucionar problemas que vão desde conjuntivites caninas até cataratas e úlceras de córnea.
Episódios de cegueira, vermelhidão, presença de secreções, pálpebras irritadas, manchas nos olhos e intolerância à claridade são alguns dos sintomas que merecem o agendamento de uma consulta com um oftalmologista veterinário, profissional que poderá analisar e diagnosticar problemas que vão desde o glaucoma até a doença das pálpebras e cílios do animal.
Clique no link e saiba onde encontrar os especialistas veterinários mais próximos do seu bichinho de estimação.
Matéria validada pelo Dr. Eduardo Toshio (CRMV – SP 15.821), Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Cirurgia Cardio-Torácica na USP e Docente do Curso de Especialização em Oftalmologia Veterinária- ANCLIVEPA – SP. Responsável pelo Setor de Cirurgia Ortopédica e Oftalmológica em Hospital Veterinário de São Paulo, atuando em cirurgia geral, ortopédica, torácica e vascular, oftalmologia clínica e cirúrgica e clínica geral.
Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já