A prática de esportes com a companhia de cães sempre esteve entre as atividades preferidas dos que tem um pet canino como parte da família e, nos dias de hoje, as opções para que o homem e seu melhor amigo se divirtam juntos são cada vez maiores. Incentivando a conexão entre dono e pet, os esportes caninos também são uma ótima pedida para manter a saúde de ambos, já que o movimento e a agilidade são pontos-chave nesse tipo de atividade.
Ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo, esportes como o Canicross, o Canine Freestyle e as competições de Agility começam a ser notadas pelos brasileiros, combinando o adestramento de cães com as atividades físicas: mistura que, além de melhorar a capacidade de compreensão dos animais, também os ajuda a ficar longe de problemas em função do sedentarismo.
Confira, a seguir, as principais particularidades dos esportes caninos que têm caido no gosto dos donos de pet brasileiros, e escolha a atividade perfeita para praticar com seu amigão de quatro patas:
Canicross
O esporte pode ser descrito como o trekking para cães, e pode ser praticado por cachorros de todas as raças e portes, contanto que a idade do animal seja superior a um ano. Na atividade, o cão usa um colete de tração especial (running harness) que é conectado a um cinto, usado pelo seu dono – que irá conduzir o animal pelo caminho escolhido.
Praticado em trilhas e terrenos irregulares em meio à natureza, o esporte ainda é pouco conhecido no Brasil; no entanto, já há grupos empenhados na criação da Federação Brasileira de Canicross no País.
Agility
Uma das competições de cães mais conhecidas no mundo, a Agility é outra atividade praticada em duplas formadas por cão e dono. Espelhado no hipismo, o esporte consiste na superação de obstáculos presentes em um circuito específico, tendo a velocidade e a agilidade do animal (que é orientado por seu dono no percurso) como principal critério de avaliação.
O Brasil já faz parte do Campeonato Mundial de Agility desde 1999, e a regulamentação do esporte é feita pela Comissão Brasileira de Agility em parceria com a Confederação Brasileira de Cinofilia.
Canine Freestyle
Combinando dança e adestramento em um só esporte, o Canine Freestyle é uma atividade divertida de praticar e assistir. Por meio de técnicas de adestramento combinadas ao uso do cliker, os donos dos cães dão comandos para seus pets, formando danças e coreografias específicas que podem incluir, até mesmo, passos conhecidos como o moonwalk, imortalizado por Michael Jackson.
No Brasil, alguns clubes envolvidos com a prática de esportes caninos já promovem competições não-oficiais e apresentações do estilo – normalmente realizadas junto com eventos focados no Agility.
Fonte: Dr. Fábio Toyota, Médico Veterinário (CRMV – SP 10.687), formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp, responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h.