Estudo descobre semelhanças entre cérebro do cão e do homem

21 fev 2014 - 20h10
Reações aos estímulos sonoros seriam parecidas
Reações aos estímulos sonoros seriam parecidas
Foto: Getty Images

Os cães têm sido os melhores amigos do homem há anos e pesquisadores descobriram motivos científicos para tal parceria: eles respondem a estímulos acústicos da mesma forma que os seres humanos. Segundo o estudo, os cães têm áreas no cérebro similares a de seus donos. As informações são do Daily Mail.

Attila Andics, líder do grupo de pesquisa húngaro, que realizou o estudo, afirmou que os cães e os seres humanos compartilham de um ambiente social similar. "Nossos resultados sugerem que eles também usam mecanismos cerebrais semelhantes para processar a informação social. Isso justifica o êxito da comunicação vocal entre as duas espécies”, explicou.

Publicidade

A pesquisa, publicada na revista Current Biology, sugere que as áreas acústicas evoluíram por 100 milhões de anos, a idade do último ancestral comum de humanos e cães. Caninos foram domesticados pela primeira vez por seres humanos na Idade do Gelo, segundo teoria dos cientistas. A evidência genética descoberta no ano passado mostra que os lobos foram, provavelmente, domados por caçadores.

Andics e seus colegas fizeram ressonância magnética nos cérebros de 11 cães. Com o exame, foi possível fazer uma comparação com as imagens dos cérebros de humanos, experiência inédita. Eles capturaram as atividades cerebrais do cão e do cérebro do homem enquanto sofriam estímulos acústicos, desde choro a risadas. Cães ainda responderam mais fortemente a sons emitidos por outros cães, enquanto os seres humanos responderam mais fortemente a outros seres humanos, mas não houve semelhanças marcantes nas formas de reação aos ruídos das outras espécies.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se