Achar as pessoas mais atraentes após alguns drinques é um fenômeno conhecido como “óculos da cerveja”, no entanto, pesquisadores da Univerisdade Bristol estudaram situações do tipo para checarem se essa mudança realmente acontece. Os estudiosos fizeram experiências com homens e mulheres e notaram que as classificações de atratividade aumentam consideravelmente com a ingestão de álcool. As informações são do Daily Mail.
Para colocar à prova o fenômeno, pesquisadores convidaram voluntários a olhares para fotos de homens, mulheres e paisagens. Um grupo ingeriu bebidas alcoólicas, enquanto o outro placebo. Entre as figuras, estavam 20 rostos masculinos, 20 femininos e 20 paisagens. O grupo que consumiu álcool mostrou mais atração para os três tipos de imagens.
A equipe da universidade está estendendo a investigação para um cenário real, em um pub. Serão feitas experiências por quatro noites em três bares. “É divertido, mas há uma mensagem séria em tudo isso. Se o álcool faz mudar a percepção de atração, então, poderia também deixar as pessoas sexualmente desprotegidas quando estão embriagadas”, afirmou a pesquisadora Olivia Maynard.
As conclusões do estudo da Bristol contradizem pesquisas anteriores feitas pela Universidade de Durham, que concluíram que o álcool bloqueia a parte do cérebro responsável pelos impulsos sexuais. Isso sugere que o efeito “óculos de cerveja” poderia estar mais ligado à falta de contenção e capacidade de decisão do que à atratividade, afirmou a pesquisadora Amanda Ellison.