Falta de concentração? Causa pode ser uso do smartphone

Estudo sugere que pessoas que usam internet e telefonia móvel excessivamente podem experimentar "falhas cognitivas"

17 ago 2015 - 14h34

Em casa, no trabalho, na escola ou até na hora da refeição, os smartphones invadiram a vida da maioria da pessoas durante todas as atividades. Se você se encaixa nesse perfil, cuidado, está vulnerável a perder a concentração, cometer erros e esquecer informações importantes, mesmo quando não estiver usando essas tecnologias, sugere um novo estudo. Os dados são do Daily Mail

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade
Foto: Sasa Dinic / iStock

O estudo conduzido pelo médico Lee Hadlington, da Universidade de Montfort, pediu a 210 participantes, entre 18 e 65 anos, para avaliar seus comportamentos em áreas ligadas a percepção, memória e função motora. Com base nas respostas, ele constatou que usuários mais assíduos de internet e smartphones estavam suscetíveis a experimentar "falhas cognitivas".

Essas falhas incluem dificuldades em prestar atenção durante uma conversa e até esquecer porquê foi a um lugar. "Esta é uma área sub-examinada muito importante. Estamos usando a tecnologia em uma base diária, mas nós não compreendemos o seu efeito sobre nós", disse Hadlington.

"Nós não sabemos o que realmente acontece na nossa cognição quando estamos usando tecnologia. O que descobrimos, a partir da pesquisa, é que estatisticamente há números significativos de pessoas que afirmam usar internet e smartphones, e experimentar falhas cognitivas", explicou o profissional, que acrescentou: "precisamos entender mais se isto está afetando nosso jeito de pensar".

Ainda de acordo com o especialista, não está claro se o uso dessas tecnologias são a causa do "emprobrecimento da atenção".

Publicidade

Pesquisas anteriores mostraram que internautas que passam muito tempo online demonstraram ter menos capacidade em focar em atividades específicas. No entanto, Hadlington esclareceu que esta é a primeira vez que a o efeito da tecnologia na nossa vida diária foi testada desta maneira. 

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações