Uma das épocas mais divertidas para a criançada pode ser o momento de conexão entre a família
Durante o período de férias escolares, ter crianças em casa em tempo integral pode acabar se tornando um desafio, ainda mais para os pais e responsáveis que continuam trabalhando. Mesmo com tanta energia acumulada nos pequenos, é possível encontrar maneiras de aproveitar o momento de férias em família, gerando conexão e diversão. Veja como!
Tempo de qualidade
O primeiro passo é programar a sua agenda para estabelecer quais atividades podem ser realizadas e em que momento do dia. Uma boa ideia é planejar a programação para dias de chuva e dias de sol, assim não vai ser preciso pensar em atividades de última hora e afetar a agenda da família. Se for
preciso, também é válido calcular possíveis gastos com passeios e jogos, por exemplo. Assim, você consegue realizar atividades divertidas e diferentes sem extrapolar o orçamento.
Brincadeiras estimulam o desenvolvimento
Além de divertidas, as brincadeiras auxiliam no processo de desenvolvimento infantil. Algumas atividades estimulam a criatividade, a coordenação motora, os sentidos, o raciocínio lógico e muitas
outras habilidades.
De acordo com o estudo ¡Buenos días creatividad!, da Fundación Botín, da Espanha, estimular a criatividade nos primeiros anos de vida traz impactos no futuro: uma educação rica em artes e
incentivos ao uso da imaginação na infância pode aumentar em 17,6% as chances de uma criança ingressar no ensino superior e conseguir um bom emprego na vida adulta.
Vamos brincar!
Junior Cadima, psicopedagogo e especialista em educação infantil, sugere algumas propostas para que os pais possam dar asas à criatividade das crianças durante as férias escolares:
Faz de conta
Essa brincadeira é uma das que mais estimula a criatividade e a imaginação das crianças. "Oferecer panelas e talheres de brinquedo para a criança reproduzir uma situação de fazer comida é uma forma efetiva de estimular a criatividade. Com a imaginação ela reproduz e externaliza uma situação que já viu, como a do adulto cozinhando. A partir dessa experiência, ela levará isso para a realidade dela", explica o especialista.
Desenho
Explore materiais diferentes, como giz de cera, tinta guache, canetinhas e lápis de cor, já que eles ajudam a aguçar a imaginação.
Jogos mentais
Independentemente do números ou tamanhos das peças, jogos como o quebra-cabeça propõem a resolução de um problema. "O Tangram, por exemplo, é um tipo diferente de quebra-cabeça e bastante específico. É um jogo chinês antigo, formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que desafia os jogadores a formar figuras. Usá-lo pode ser uma excelente estratégia para o estímulo da criatividade", sugere o professor.
Blocos
Sejam de encaixe, de montar ou empilhar, os blocos são ótimos aliados para o desenvolvimento infantil, já que eles são usados nas escolas para a coordenação motora e raciocínio lógico, além da concentração, imaginação e atenção. É importante reforçar que a responsabilidade do estímulo à criatividade não é nem só da escola e nem só dos pais, ou seja, "um ambiente pobre em estímulos e experiências, onde os adultos não se importam em oferecer recursos, compromete diretamente o desenvolvimento da criatividade da criança", aponta Cadima.
Faça sol ou faça chuva nas férias…
Sempre é tempo de brincar! Veja outras atividades para fazer com os filhos mesmo dentro de casa e aproveitar as férias escolares:
Piquenique
Separe algumas comidinhas que são as preferidas da família e vá até algum parque ou uma praça para dividir esse momento com os pequenos. É possível até mesmo levar algum jogo para aproveitar a tarde,
mas não se esqueça do protetor solar.
Cozinhar
Esse momento é ótimo para criar boas memórias, mas também ensinar muito sobre responsabilidade. Escolha um prato gostoso e fácil de fazer e leve as crianças para participar de todo processo, inclusive compras dos ingredientes. Defina os deveres de cada membro da família e deixe as crianças colocarem
as mãos na massa.
Karaokê
Chegou a hora de mostrar os talentos! Brincar no karaokê com os pequenos pode ser muito divertido e também libertador. Vocês podem ir em algum lugar que tenha esses espaços ou até mesmo improvisar em casa. Vale até se vestir a caráter, como um grande artista. O importante é se divertir!
Aproveite o calor
Com o verão aproveite o sol para poder fazer algumas atividades ao ar livre, caso você não tenha piscina na sua casa ou praia na cidade, uma boa pedida é brincar com mangueiras e fazer algumas implementações, como corrida de barquinho de papel ou bexiga d'água durante alguns jogos.
Importância do tempo de qualidade
Passar momentos ao lado das crianças traz muitos benefícios, como a melhoria na relação entre pais e filhos, garantindo uma conexão mais profunda com eles. Além disso, é possível firmar mais a autoridade dos adultos, criar referências positivas e bons exemplos, assim como melhoria da autoestima e até do desempenho escolar.
Avós devem entrar em cena nas férias
Muitas crianças ficam sob responsabilidade dos avós enquanto os pais trabalham, e esse é mais um motivo para incluir os mais velhos nas atividades, já que essas brincadeiras podem oferecer exercícios que estimulem força e resistência, o que é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Além disso, a mente é muito trabalhada, focando na criança e nas atividades envolvidas.