Fertilização in vitro: conheça famosas que recorreram ao tratamento

Veja quem já recorreu à fertilização in vitro, técnica que é uma alternativa para os casais com dificuldades para engravidar

12 mai 2023 - 09h00
(atualizado às 21h49)
Ivete Sangalo, Vivi Araújo e Bárbara Evans fizeram FIV
Ivete Sangalo, Vivi Araújo e Bárbara Evans fizeram FIV
Foto: Foto: Reprodução/Instagram@ivetesangalo/araujovivianne/barbaraevans22

Os tratamentos de reprodução assistida têm crescido cada vez mais em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Segundo o relatório do SisEmbrio divulgado em 2023, referente aos tratamentos realizados em 2022, são realizados anualmente no Brasil por volta de 40.000 ciclos de fertilização in vitro (FIV).

Segundo o mestre em medicina reprodutiva, Matheus Roque, a técnica da fertilização in vitro é composta por diferentes etapas, como a estimulação dos ovários para obter múltiplos óvulos, assim como coleta, análise, seleção e micromanipulação dos gametas. Após a fertilização, os embriões ainda são mantidos em incubadoras por alguns dias antes de finalmente serem colocados no útero da mulher. 

Publicidade

"Na transferência embrionária existe a possibilidade de realizar esse procedimento a fresco ou de um embrião congelado. A transferência a fresco é quando em um mesmo ciclo nós fazemos a estimulação ovariana, a coleta de óvulos, forma-se os embriões e esses embriões já são transferidos no mesmo ciclo para o útero dessa mulher. E também existe a alternativa de não transferir a fresco, mas sim congelar esses embriões para que possam ser transferidos posteriormente", afirma o especialista. 

No Brasil, o tratamento já ganhou diversas adeptas, entre elas, nomes muito conhecidos. Confira abaixo a lista das famosas que já fizeram fertilização in vitro para realizar o sonho da maternidade.

1. Ivete Sangalo

A cantora baiana optou pela fertilização in vitro após sofrer uma gravidez ectópica e um aborto espontâneo. Marina e Helena, com atualmente 5 anos, foram frutos do tratamento.

2. Karina Bacchi

A apresentadora, de 46 anos, optou por congelar óvulos e aos 40 realizou o tratamento com sêmen doado e seus óvulos que estavam congelados. Assim, ela deu à luz ao pequeno Enrico que está com 5 anos.

Publicidade

3. Bárbara Evans

Para engravidar pela primeira vez, Bárbara também optou pela técnica e dessa forma conseguiu dar à luz a pequena Ayla, atualmente com 1 ano. Inicialmente, ela estava grávida de gêmeos, mas perdeu um dos bebês logo no início da gestação.

4. Viviane Araújo

A atriz recorreu inicialmente à ovodoação, já que por conta da idade, a reserva ovariana e qualidade dos óvulos diminuiria as chances de sucesso do tratamento. Após realizar a técnica com o sêmen do marido, ela deu à luz a Joaquim, hoje com 8 meses de idade.

5. Ana Hickmann

A modelo e apresentadora optou pela fertilização in vitro para acelerar o processo da gestação. Atualmente, o filho de Ana Hickmann, Alexandre, está com 9 anos.

6. Fátima Bernardes

A apresentadora também recorreu à fertilização in vitro para engravidar no ano de 1997. Com o auxílio do procedimento, Fátima deu à luz aos trigêmeos Laura, Vinícius e Beatriz.

Publicidade

Taxa de sucesso

No caso de Ivete, Bárbara e Fátima, as gestações foram gemelares/trigemelares, o que é bem comum em gestações que ocorrem por intermédio da reprodução humana, quando mais de um embrião é transferido para o útero da paciente. De acordo com estudos, cerca de 15 a 20% das gestações pós-fertilização in vitro são gestações múltiplas, enquanto cerca de 2% ocorrem naturalmente.

"Apesar de historicamente as gestações múltiplas serem muito frequentes devido à transferência de mais de um embrião para o útero da paciente, atualmente a tendência é que façamos a transferência de um único embrião para o útero da mulher, obtendo excelentes resultados e diminuindo-se assim as complicações que podem vir associadas às gestações múltiplas", explica Roque.

Vale lembrar que além da qualidade do embrião e a receptividade do endométrio, a idade da mulher também pode interferir no sucesso do procedimento. Isso porque, com o avanço da idade, o estoque de óvulos vai diminuindo até que chega a um limite e a mulher entra na menopausa. 

O sucesso da fertilização in vitro depende de alguns critérios -
Foto: Shutterstock / Alto Astral
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações