Filhotes de cão precisam de alimentação específica; entenda

Saiba como fornecer uma dieta balanceada e nutritiva para o seu cãozinho filhote

18 fev 2014 - 09h28
Foto: Getty Images

Os cachorros filhotes, assim como os bebês humanos, precisam de uma série de cuidados específicos para que possam iniciar suas vidas de maneira sadia, e a alimentação é um ponto de extrema importância neste cenário – já que uma dieta balanceada pode dar muita força e vitalidade ao animal.

Embora muitas pessoas deem comidas de humanos para os cães, nesta fase específica da vida isso deve ser evitado – pois, mesmo que estes alimentos sejam preparados da maneira correta para uma dieta canina, ainda podem fazer mal para os filhotes. Portanto, o mais indicado é que os cãezinhos sigam uma alimentação à base de rações específicas para a sua idade; que já elas são elaboradas levando em conta todo tipo de vitaminas e nutrientes necessários para a saúde do animal nesse início de vida.

Publicidade

O mercado pet atual já conta com algumas variações de sabores - que incluem opções como frango, carne e fígado - e tipos de ração para filhotes como seca, úmida e semiúmida, sendo que as rações secas são as consideradas mais saudáveis e nutritivas (embora não sejam as favoritas dos cães).

Para que seja mais atraente para o filhote, as rações de diferentes tipos podem ser misturadas (juntando a ração seca com a úmida, por exemplo). No entanto, a troca constante de alimentos na vida dos cãezinhos também deve ser evitada, pois pode causar problemas como a diarreia.

Outro fator importante na dieta de filhotes é o número de refeições que devem ser feitas diariamente. Como o estômago dos bichinhos ainda é bem pequeno nesta fase, o cachorro pode passar mal ao ingerir porções consideradas normais para os cães adultos e, por isso, o recomendado é que o animal faça mais refeições e em menor quantidade.

Publicidade

Nos primeiros meses de vida, o indicado é que o filhote se alimente com porções bastante reduzidas, pelo menos, seis vezes ao dia – sendo que esse número cai para apenas duas refeições a partir de um ano de vida do cão.

Clique no link e saiba mais sobre a alimentação dos cachorros.

Fonte: Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se