A fotógrafa Dan Procópio atua há quase uma década no ramo infantil. Mas foi neste ano que ela deu os primeiros passos em uma nova modalidade: o ensaio desmame.
A ideia partiu de uma mãe que já conhecia o trabalho de Dan. "A filha estava parando de mamar e ela queria registrar esse momento. Eu falei:'nunca fiz, mas a gente pode tentar'", lembra a fotógrafa em entrevista ao Terra.
Assim, elas aproveitaram o cenário no estúdio e produziram as fotos. "Fluiu de uma maneira tão gostosa, tão leve, harmoniosa". O resultado foi compartilhado nas rede sociais e, para a surpresa de Dan, "foi um boom".
São mais de 59 mil curtidas e mais de 800 compartilhamentos no Facebook, onde o engajamento foi maior. Com isso, Dan passou a receber pedidos para esse tipo específico de foto.
De lá para cá, ela calcula já ter feito 10 ensaios do tipo - e há procura por data para agendamento. A fotógrafa conta que tem sido procurada até por clientes de fora de São Paulo, o que nem sempre é viável, já que ela mora e atua na capital paulista.
Polêmica
Mas nem todo engajamento é por interesse nas fotos. Assim como percebe muitas mães admiradas e até interessadas no ensaio, Dan aponta que há muitos críticos também.
"Há mães que acham que a pessoa está se exibindo, que não tem necessidade. (...) E também a parte masculina, homens falando pelo lado vulgar", pontua.
O assunto é polêmico. Por mais natural e recomendada que seja a amamentação, mulheres ainda são julgadas por amamentar publicamente em alguns espaços. Com isso, até mesmo as mães que optam pelo ensaio preferem manter as imagens reservadas. Os registros expostos nas redes sociais de Dan são minoria.
Mas os críticos não atrapalham o trabalho de Dan, que explora esse novo nicho junto à sua experiência com temática infantil. Para realizar um ensaio com a fotógrafa, os interessados precisam desembolsar R$ 290,00 (valor promocional). A sessão dura cerca de 40 minutos e o cliente recebe entre 45 e 50 fotos.