Gatos: veja dicas para preservar a caixa de areia do seu pet

Saiba como cuidar da caixa de areia do seu gato para mantê-la preservada e limpa

25 fev 2014 - 08h42
Foto: Getty Images

Higiênicos por natureza, os gatos nem mesmo precisam de muito treinamento para aprender a usar suas caixas de areia e; em pouco tempo dentro de um espaço confinado e pequeno com o objeto, naturalmente, os felinos já conseguem assimilar a importância e as vantagens do seu uso.

No entanto, uma série de dúvidas em relação à limpeza e aos cuidados com as caixas de areia podem surgir na mente de quem acaba de comprar ou adotar um novo gatinho.

Publicidade

Não há muito mistério para que os gatos entendam que é dentro da caixa de areia onde eles devem fazer suas necessidades, mas ter um desses acessórios a mais na casa pode ser uma boa ideia para quem é dono de mais de um bichano.

Em relação ao tipo de areia usado na caixa, cabe ao dono do pet fazer o teste, variando entre as opções disponíveis para saber com qual delas os seus gatinhos se adaptam melhor: granulada, madeirinha, pedrinhas ou sílica. Confira a seguir algumas dicas especiais para manter limpa e preservada a caixa de areia do seu pet felino:

- Deixe folhas de jornal embaixo da caixa para facilitar a limpeza quando seu gato derrubar areia quando usá-la.

Publicidade

- Coloque a caixa em um local firme (de preferência no chão). Os gatos se incomodam quando a caixa balança, e isso pode facilitar acidentes.

- Não deixe a caixa de areia próxima à alimentos ou água do felino. Os gatos são muito higiênicos, e podem acabar evitando tanto o uso da caixa como o ate de se alimentar.

- Coloque a caixa em locais de fácil acesso para o animal, sem qualquer tipo de dificuldade ou obstáculos.

- Mantenha a caixa sempre limpa. Os felinos podem acabar segurando suas necessidades (ou fazê-las em locais inapropriados) quando acham sua caixa de areia muito suja.

- Sempre tenha uma caixa de areia para cada gato da casa e uma de sobra. Se possível, mantenha caixas em lugares diferentes da casa.

Acesse o link e saiba onde encontrar acessórios para gatos.

Publicidade

Fonte: Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se