Quem tem um cachorro de pelagem longa em casa já sabe que uma série de cuidados é necessária para manter os pelos do animal com brilho e saúde. No entanto, mesmo sabendo disso, ainda há muitos donos que ignoram a necessidade de escovar, tosar e lavar seus pets com a frequência necessária, mas esse tipo de manutenção jamais pode ser deixado de lado. Sem esse tipo de cuidado, o animal (de pelos longos ou mesmo curtos) pode tanto ficar mais sujeito ao aparecimento de doenças como desenvolvê-las, justamente, em função dessa falta de atenção.
Além da escovação, que se faz necessária diária ou semanalmente em qualquer cachorro que tenha pelagem longa, o banho, a tosa e a tosa higiênica também são providências fundamentais para manter a saúde na vida dos cães. Acredite, são compromissos periódicos inadiáveis para os donos de pets que realmente buscam a higiene e o bem-estar dos seus amiguinhos.
Conheça a seguir um pouco mais sobre os procedimentos que fazem a manutenção da saúde do seu pet, e não se esqueça de marcar na agenda a sua próxima visita a um estabelecimento que preste esse tipo de serviço:
Banho e tosa
Fundamental para impedir que problemas de pele afetem o pet em função da falta de higiene e da sujeira acumulada na sua pelagem, o banho deve ser uma preocupação frequente para os donos de cães, que devem se informar corretamente de quanto em quanto tempo esse cuidado é recomendado para cada bichinho de estimação.
O banho deve ser realizado com xampus especialmente desenvolvidos para cachorros, e pode tanto ser feito em casa, como em pet shops. Junto com isso, também é importante se lembrar de levar o cão para a tosa, facilitando a escovação e a limpeza da sua pelagem para que a higienização seja maior e feita de maneira mais simples.
Tosa higiênica
Embora muitos ainda acreditem que a tosa tradicional e a higiênica consistam no mesmo tipo de cuidado, essa informação é equivocada, já que, enquanto a tosa simples pode ser feita até mesmo em função de motivos puramente estéticos a tosa higiênica é focada nos cuidados que podem aumentar e garantir a limpeza e o bem-estar do animal.
Pra que isso seja possível, esse procedimento volta suas atenções para o corte de pelos em regiões onde o acúmulo de sujeiras (e até de fezes) ocorre mais facilmente, incluindo as partes genitais, a barriga e a região em volta das patas – evitando escorregões e acidentes com o pet por causa de pelos que possam ficar debaixo dos coxins do cão.
O corte das unhas, portanto, também faz parte da tosa higiênica, pois, com o seu crescimento exagerado, machucados podem começar a afetar as patinhas do pet, prejudicando tanto o seu bem-estar como a sua mobilidade.
Acesse o link e saiba onde encontrar profissionais veterinários de confiança que possam ajudar a manter a saúde do seu pet.
Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.
Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já