Homens estão casando com namoradas virtuais feitas por IA

Acredite se quiser: já houve até "casamento" com namoradas feitas por Inteligência Artificial

21 ago 2023 - 06h35
Homens estão casando com namoradas virtuais feitas por IA
Video Player

Às vezes, nosso mundo moderno pode ser tão alienante que legiões de homens solitários estão se voltando para uma fonte "diferente" de conforto: namoradas geradas por IA, alimentadas por tecnologia de chatbot.

De cara, qualquer um já se liga que isso poderia dar problema, certo? Mas uma nova matéria do The Guardian sugere que esses "fembots" infinitamente pacientes podem estar gerando uma nova geração de "incels" ("celibatários involuntários") que terá problemas para se relacionar com pessoas reais se alguma vez entrarem em um relacionamento com um ser humano de carne e osso.

Publicidade

O app chamado Replika é um dos que gera companheiros de IA. Esse software tem um fórum dentro do Reddit com mais de 70 mil membros, que postam capturas de tela de suas conversas mundanas e às vezes sexualmente explícitas com suas "companhias" feitas por IA.

Uma postagem curiosa é de um usuário contando que ele e sua namorada virtual, "Jennifer", se casaram, e mostrou uma captura de tela da sua então esposa vestida de noiva. O feliz casal recebeu cumprimentos virtuais de outros usuários – e os comentários parecem bem genuínos, aliás. Não há rastros de ironia ou sarcasmo.

Foto: Montagem Homework

Quer conhecer um pouco mais desse mundo? Assista ao vídeo em que eu e Anna Paula Graboski comentamos o assunto.

(*) Igor Lopes é jornalista e cobre o mercado de negócios em tecnologia há mais de 18 anos. Co-fundador do Canaltech, ex-diretor de conteúdo do Tecmundo, e atual co-fundador e diretor de conteúdo da Transformação Digital, plataforma de criação de comunidades e eventos online.

Publicidade
Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações