Os aplicativos de namoro se tornaram a maneira mais comum de conhecer pessoas novas, seja para ter um relacionamento amoroso ou um encontro casual. No entanto, muita gente também está utilizando essas ferramentas para fazer novas amizades.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo happn, um dos aplicativos de namoro mais baixados do mundo, jovens da geração Z, entre 18 e 24 anos, estão usando os aplicativos de relacionamento para conhecer e fazer novos amigos que podem ter pontos em comum com eles.
"A geração Z está cada vez mais aberta a conhecer novas pessoas e, além disso, é a geração mais aberta a usar aplicativos de maneiras diferentes daquelas para as quais eles foram criados", aponta Michael Illas, especialista em namoro do happn.
Intenção dos jovens nos apps
Segundo a pesquisa, que avaliou os padrões de comportamento da geração Z nos aplicativos de namoro, 21% dos jovens utilizam essas plataformas para conhecer pessoas novas e fazer amizades.
Por outro lado, 48% disse ainda não saber exatamente o que estão buscando nos aplicativos. "É muito interessante acompanhar essa geração, e observamos que os jovens solteiros têm algumas diferenças importantes em relação aos mais velhos", avalia Michael.
Namoro ou amizade?
Apesar de a geração Z estar procurando estabelecer novas amizades ao invés de relacionamentos nos aplicativos de namoro, o especialista destaca um outro dado interessante que mostra que a maioria dos entrevistados já se sentiram atraídos por um amigo.
"Os jovens estão sempre rodeados de pessoas com os mesmos gostos, interesses e assuntos em comum com o que eles preferem. Por isso, 73% dos solteiros de 18 a 24 anos confirmaram que já tiveram amigos que se tornaram crushes", diz ele.
Conforme o especialista em namoro, essa foi a faixa etária com o maior resultado nessa pesquisa, sendo que as outras faixas etárias apresentaram queda. Abaixo, você confere os resultados:
- 18 - 24: 73%
- 25 - 30: 71%
- 30 - 35: 66%
- 35+: 62%