Receber comentários sobre o próprio corpo é inconveniente em qualquer situação, mas durante a gestação, fase de tantas mudanças, pode ser mais desagradável ainda. Adelia Lauren, que vive nos Estados Unidos, tem 25 anos e fala sobre estilo plus-size em seu perfil no TikTok ( @adelialaughs), compartilhou em um vídeo algumas frases que escuta de forma recorrente.
"Você não parece estar grávida" ou "uau, já está avançada assim?!' - mesmo entrando no 8ª mês de gestação - talvez não pareçam um problema para quem está de fora, mas são falas extremamente desrespeitosas. "Logo que descobri que estava grávida, fiquei muito animada por esse momento tão divino e feminino, celebrei o que o meu corpo é capaz de fazer. Mas, honestamente, sinto como se esses comentários invalidassem todo o sentimento", lamenta Adelia.
A tiktoker revela ainda que não esperava ficar tão afetada pelas declarações sobre o tamanho e o formato de sua barriga durante a gravidez. "Estou com quase 8 meses e as pessoas ainda ficam surpresas. Mas o problema não é esse, e sim os comentários que vêm em seguida", afirma.
O corpo do outro não deve ser objeto de comentário
Entre as reações ao vídeo, há diversos relatos de experiências parecidas. "Eu sempre escuto que não pareço estar grávida e me sinto tão invalidada", diz uma seguidora, enquanto outra conta: "37 semanas agora e ainda ouço 'oh, nem dá para perceber, eu nunca saberia', e isso me dói toda vez".
Adelia lembra, por fim, que esse comportamento não é apenas em relação a grávidas e que pensar duas vezes antes de falar o que vem à cabeça é mais do que necessário. "Existem todos os tipos e tamanhos de barriga (...) Talvez a gente apenas deva parar de fazer comentários sobre o corpo das mulheres", chama a atenção.
Assista, a seguir, ao vídeo na íntegra:
https://www.tiktok.com/@adelialaughs/video/7195332816098397482