O mundo inteiro está atento ao furacão Milton, que está prestes a atingir a Flórida. Com esse acontecimento, nós brasileiros nos questionamos: o Brasil também pode ser atingido por furacões? Para responder essa pergunta, consultamos a meteorologista Yasmim Bersi, que nos tranquilizou.
De acordo com a especialista, apesar dos furacões serem muito fortes, eles dificilmente se formam por aqui. Isso acontece porque o Brasil não tem as condições meteorológicas e geográficas necessárias para criar esse tipo de tempestade no Atlântico Sul.
Mas, por outro lado, as mudanças climáticas estão deixando os furacões mais intensos em outras regiões do mundo, como é o caso do furacão Milton. Isso é preocupante. "O Brasil está fora das rotas típicas de formação e deslocamento de furacões no Atlântico. A maioria dos furacões se formam na costa africana, seguindo em direção ao Caribe e aos Estados Unidos, passando longe da América do Sul.", explicou Yasmim.
Portanto, podemos ficar tranquilos! Aqui no Brasil, não veremos furacões devastadores com nomes de pessoas. "Para haver um furacão, são necessárias condições atmosféricas favoráveis à sua formação e fortalecimento, como a presença de águas quentes para alimentá-lo e intensificá-lo, e ventos que não destruam sua formação, condições essas que não são comuns na costa brasileira.", tranquilizou a meteorologista.