No passado, buscar uma pessoa para se relacionar que tivesse uma condição socioeconômica maior era determinante, pois o fator poderia influenciar, por exemplo, na qualidade de vida dos herdeiros.
Mas a hipergamia moderna tem elementos específicos e tem sido cada vez mais comum no Reino Unido, conforme explica o jornal britânico "The Sun".
Hipergamia é uma maneira de se relacionar em que a pessoa só se sente atraída por parceiros socioeconomicamente mais poderosos do que ela – ou seja: alguém que só se sente atraído por parceiros mais ricos.
"Hoje, a ambição, a riqueza e o status continuam importantes, mas é igualmente essencial encontrar um parceiro que complemente e melhore a sua vida de maneira significativa", disse Emma Hathorn, especialista interna em namoro e relacionamentos da Seeking, ao The Sun.
De acordo com a especialista, este tipo de relação tem suas vantagens e suas desvantagens. O lado positivo está atrelado à estabilidade financeira e ao status social. O lado negativo está na possível dinâmica de dominação que o parceiro mais rico pode estabelecer com o mais "pobre".
Você acha que vale a pena?