Há não muito tempo, os donos de pets que precisavam viajar ou, por algum motivo, se ausentar de casa, enfrentavam grandes problemas para encontrar locais onde pudessem deixar seus bichinhos de estimação com segurança. No entanto, o mercado aquecido do mundo pet provocou uma série de mudanças ao longo da última década e, hoje, as opções de hospedagem para animais são muitas.
O número de hotéizinhos especiais para pets cresce cada vez mais, assim como a quantidade de hotéis tradicionais que já aceitam animais entre os seus hóspedes – incluindo nomes populares do ramo hoteleiro como Sofitel, Sheraton, Hilton, Fasano e até Copacabana Palace.
Obviamente, os estabelecimentos que permitem a hospedagem de pets com seus donos – como hotéis, hotéis-fazenda e pousadas - contam com algumas regras específicas para quem chega com um pet, além da bagagem; e taxas adicionais podem ser cobradas para que cuidados e higienizações sejam garantidas para o animal.
Na grande maioria dos casos, estes hotéis contam com espaços especiais para o abrigo dos pets durante a estadia de seu proprietário nos apartamentos; no entanto, alguns já permitem, inclusive, que os animais fiquem no próprio quarto de seu dono – levando em conta o comportamento e o nível de barulho produzido pelo bicho de estimação, para que outros hóspedes não sejam incomodados.
Além destas, as opções para quem deseja, somente, um local para que seu pet fique seguro na sua ausência, também são muitas; e até mesmo as pet shops mais modernas já prestam essse tipo de serviço atualmente. Nestes estabelecimentos mais específicos, também é possivel escolher o tipo de abrigo onde seu animal ficará, havendo modelos que incluem desde quartos individuais até ambientes para a convivência com outros animais.
É importante lembrar que, ao levar seu pet para qualquer um destes estabelecimentos, é necessário que ele esteja em dia com todas as vacinas e procedimentos de vermifugação, entre outros – já que a maioria dos hotéis exige uma comprovação disso para que o animal seja admitido. Nos casos em que o objetivo seja deixar o pet hospedado em um local próprio para animais, esse cuidado também é extremamente importante – evitando que o animal seja contaminado por outros que possam estar doentes e vice-versa.
Clique aqui e confira opções de hotéis para cachorros.
Fonte: dr. Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h.