Ser uma boa pessoa vai além de fazer boas ações. Pelo menos é assim que a psicologia vê. Segundo a Enciclopédia de Humanidades, "uma boa pessoa é aquela que sempre quer o melhor para os outros e age de acordo". Além do mais, poderíamos definir ser uma boa pessoa como um conjunto de características inerentemente boas, estando a palavra bom diretamente relacionada à bondade, algo que, segundo a Psychology Today, está relacionado ao bem-estar. É algo que vem de nós, reflete em nossas ações, comportamentos e na forma como tratamos os outros.
Na verdade, existem sinais ou características que as pessoas boas compartilham e sobre as quais falaremos a seguir.
Ser empático e compreensivo
Segundo o psicólogo Alfred Alder, a empatia é uma daquelas qualidades excepcionais que irradiam seu poder em todas as direções, e pode capacitar tanto quem a vivencia quanto quem a recebe. "É como ver com os olhos de outra pessoa, ouvir com os ouvidos e sentir com o coração", disse ele. E mesmo que pensemos que é se colocar no lugar do outro, é muito mais.
A psicóloga Iria Reguera explica que "empatia tem a ver com a capacidade que temos de compreender os sentimentos e as emoções das outras pessoas. Isso não significa que tenhamos que concordar com elas ou pensar da mesma forma". É cultivável, praticável e aperfeiçoável.
...
Veja também
Os sinais que indicam que você é uma boa pessoa, segundo a psicologia
Hygge: o segredo dinamarquês da felicidade e como praticá-lo
A frase que as pessoas de sucesso mais usam tem apenas 3 palavras, mas muitos têm medo de dizê-la
Já ouviu uma dessas? As 10 frases que pessoas narcisistas mais falam