Para comemorar primeiro aninho, bebês destroem bolos para fotos

5 mar 2014 - 16h33
(atualizado às 16h33)

Já foi a época em que as mães queriam os filhos arrumadinhos e com lindos sorrisos no rosto para tirar aquela foto que marca o primeiro ano de vida de seus bebês. A moda agora é outra.

Publicidade

Quanto mais sujo de bolo e mais expressões engraçadas tiver, melhor.  A moda do Smash The Cake, esmagar o bolo, está chamando cada vez mais a atenção das mamães que querem fugir do óbvio na hora de produzir um ensaio fotográfico dos filhos.

“A procura pelo ensaio cresceu bastante e tem ganhado cada vez mais espaço na fotografia. As mamães acham o máximo poder deixar o bebê brincar com um bolo feito para eles e se divertem até mais que os bebês”, conta a fotógrafa Michelle Arantes, que realiza os ensaios.

O resultado do ensaio é imprevisível, quando o bolo é colocado na frente da criança, ela pode fazer o que tiver vontade, cada criança tem uma reação. “No começo os bebês olham curiosos, depois vão com os dedinhos para descobrir o que está a sua frente e no fim eles já estão brincando com o bolo”, conta Vanessa Atalla que faz ensaios deste tipo há 3 anos.  Foi o que aconteceu durante o ensaio com a pequena Laís, que lambuzou as mãos, boca e até o nariz.

<p>Ana Beatriz não se intimidou e foi de cara no bolo</p>
Ana Beatriz não se intimidou e foi de cara no bolo
Foto: Micheli Lopes / Divulgação

Publicidade

Mas nem sempre a criança se diverte como a mãe gostaria durante a sessão de fotos. “Tem bebês que acabam deixando as mamães frustradas, pois só de encostarem a mão já fazem um bico de choro e começam a chorar muito. Já fiz ensaio com bebês que o bolo ficou intacto. É um ensaio imprevisível, tem de careta a sorrisos”, conta Michelle.

Uma situação semelhante aconteceu com a fotógrafa Wanezza Soares, da Feito Criança Fotografia, que começou recentemente fazer o ensaio Smash The Cake. Durante as fotos com o bebê Lucca, de 11 meses, ele não curtiu muito se sujar com o bolo. Colocou o dedinho, provou, mas não quis se melecar. A solução foi brincar com o pequeno e fazer fotos enquanto ele se distraia em volta do bolo e acabou se sujando. “O maior desafio é estabelecer uma relação de confiança com o bebê. Se ele ‘não for com a sua cara’ dificilmente as fotos vão ficar boas. Não dá para colocar a criança no cenário e sair fotografando de cara. É preciso conquista-la”, explica.

Apaixonada por crianças, a fotógrafa Micheli Lopes conheceu esse tipo de ensaio através de um site americano e na primeira oportunidade que teve começou a fazer as fotos. “Considero o Smash The Cake uma ideia muito original, uma vez que durante a sessão fotográfica deixamos a criança livre para fazer o que quiser diante de um bolo bem fofinho e colorido. Um momento muito divertido, uma recordação para o resto da vida”, fala.

Lucca, de 11 meses, não quis se melecar muito. Ele brincou com o bolo e até provou um pouquinho
Foto: Wanezza Soares / Divulgação

As fotógrafas recomendam que o ensaio seja feito com bebês entre 9 e 11 meses, já que nessa idade eles sentam sozinhos e engatinham. Mas Micheli tranquiliza as mamães que querem fazer as fotos e os filhos estão mais velhos. “Se a criança já passou dessa idade eu recomendo os pais procurem um fotógrafo especializado em crianças e, juntos pensem em um ensaio apropriado para a idade da criança”.

Publicidade

As fotos podem ser feitas ao ar livre, em parques e jardins, ou em estúdio. A criança pode estar com uma roupa bem confortável, só de fralda, ou até fantasiada. Depois de realizado o ensaio, as fotos podem ser usadas como lembrancinha no aniversário de um aninho, ou podem ser exibidas em slideshow durante a festa.

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se