Pelados e com orgulho: conheça raças de pets sem pelos

Saiba quais são as raças caninas e felinas que ficam a vida toda como vieram ao mundo

9 set 2014 - 12h00
(atualizado às 12h02)

Ao longo da última semana o mundo se deparou com uma série de fotos de celebridades de Hollywood totalmente nuas, postadas na web por hackers que conseguiram acesso às imagens de maneira ilegal. Enquanto tais imagens só são possíveis de se ver em função da moda que circula no mundo dos famosos (de enviar, pelo celular, mensagens com fotos sensuais), o universo dos animais também conta com algumas raças que, durante toda a vida, permanecem como as personalidades que tiveram a segurança de seus telefones burlada: peladas.

Siga Terra Estilo no Twitter

Publicidade

Para que você também fique por dentro das raças de cães e gatos que, assim como as celebridades, também poderiam enviar selfies sensuais, conheça-as na lista a seguir:

Cão Pelado Mexicano
Cão Pelado Mexicano
Foto: alkir / Getty Images

Cão Pelado Mexicano

Como já diz o seu próprio nome, o Cão Pelado Mexicano (também conhecido como Xiloitzcuintle) é um animal que tem a falta de pelagem como característica principal. Ele pode, em alguns casos, destacar apenas uma pequena porção de pelos na sua testa, ponta da cauda e dedos. Afetuoso e simpático com seus donos e com crianças, esta raça canina também costuma conviver bem com outros animais, e pode ser encontrada nos tamanhos padrão, grande e intermediário.

Publicidade
Cão Pelado Peruano
Foto: cynoclub / Getty Images

Cão Pelado Peruano

Considerado um patrimônio nacional do Peru, o Cão Pelado Peruano também destaca a falta de pelos como uma marca registrada, e era bastante apreciado pelos incas que habitavam as vilas peruanas no século 1 d.C., sendo chamado por eles de “cão sem roupas”. Brincalhona, animada e, em alguns casos, um pouco nervosa, a raça é muito inteligente e facilmente adestrada, sendo extremamente obediente e fiel aos seus tutores.

Cão de Crista Chinês
Foto: GlobalP / Getty Images

Cão de Crista Chinês

Dono de uma grande e volumosa ‘cabeleira’, o Cão de Crista Chinês destaca (com exceção da região da cabeça e da base das patas) a ausência de pelos em todo o seu corpo – que assume uma cor mais escura e quase marrom. Pequeno, ativo e muito alegre, esta raça pode ser encontrada em duas versões e, enquanto uma delas tem a falta de pelagem como característica mais marcante, a outra conta com pelos longos e abundantes.

Publicidade
Sphinx
Foto: art-TAyga / Getty Images

Sphinx

Bastante conhecido entre os amantes do mundo felino, o gato Sphinx é, entre todos os animais desta lista, o que mais tem um aspecto pelado – algo que desperta a curiosodade e a adoração de muitos. Embora a sua aparência seja nua, assim como os demais animais considerados ‘sem pelos’, o Sphinx também conta com uma fina e curtíssima camada de pelagem que cobre o seu corpo e que só pode ser notada por meio do toque, já que é praticamente invisível. Curioso e bastante independente, este gato pode se tornar um pouco possessivo quando mimado demais pelos donos, sendo um animal bastante leal e afetuoso com seus tutores.

Don Sphynx
Foto: Margarita Borodina / Getty Images

Don Sphinx

Também conhecido como Don Hairless ou Donskoy, o gato Don Sphinx é um felino sem pelos e que, por incrível que pareça, não possui ligação direta com os bichanos chamados de Sphinx. Originário da Rússia, este felino simpático e bastante companheiro costuma ser muito fiel e apegado ao seu dono, fugindo um pouco do estereótipo do mundo felino que aponta os gatos como animais solitários e independentes. Brincalhão e muito inteligente, o gato da raça Don Sphinx pode, inclusive, ser treinado com certa facilidade para responder a comandos específicos e deve sempre ter algum tipo de companhia, já que não gosta nada da solidão.

Publicidade

Clique no link e conheça tudo sobre as mais variadas e interessantes raças felinas.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

Signos e Cães

Curso de patologia veterinária de cães e gatos

Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações