Apesar de estarmos sempre conectados, a verdade é que as relações interpessoais diminuíram. Estamos perdendo contato com os outros e nos encontramos em uma recessão de amizade, onde os millennials são os que têm a menor percentagem de amigos. O Survey Center of American Life afirma que, em 1990, 63% dos entrevistados disseram ter cinco ou mais amigos. Agora, apenas 38% afirmam ter esse número de amigos e 12% dizem não ter nenhum amigo.
Geralmente, pessoas que não possuem amigos próximos apresentam comportamentos, a maioria deles inconscientes, que influenciam seu bem-estar e saúde, como explicam os especialistas.
1. Evitam interações sociais
Estar sozinho muitas vezes provoca uma tendência a evitar eventos sociais, como festas ou reuniões, mas também pequenas interações cotidianas, como cumprimentar um vizinho. Se você evita constantemente conhecer e interagir com outras pessoas, está inadvertidamente limitando as oportunidades de construir relacionamentos duradouros. É como um círculo vicioso: nos sentimos solitários e essa solidão nos leva a buscar o isolamento, que reforça nossa incapacidade de socializar.
2. São excessivamente independentes
Essa característica, na qual a pessoa não demonstra suas emoções ou não consegue pedir ajuda a outras pessoas, aumenta a barreira com os outros e impede a criação de um vínculo de confiança. Ter autonomia é bom, não se trata de perdê-la, mas de entender que nem sempre conseguiremos fazer tudo sozinhos.
...
Veja também
Se você sente esses 7 sintomas, pode estar mais solitário do que imagina
Solidão pode aumentar o risco de doença cardíaca em mulheres