O ano mal começou e a conta bateu! Todas as comidinhas gostosas que ingerimos no período das festas já fizeram efeito em nosso corpo e aumentaram a barriguinha, a papada e a flacidez. Além disso, a disposição física também deu sinais de que não é mais a mesma… Mas, fique em paz! Nós conversamos com especialistas e trouxemos dicas sobre como começar um projeto verão sem pirar!
Sem mágica…
Não há uma fórmula mágica para aumentar a queima de calorias após as festas. Porém, praticar exercícios aeróbicos, treinamento de força e manter uma alimentação equilibrada sempre será o melhor caminho, diz Carlos Eduardo Nerosky, professor de educação física do Colégio Everest Brasília. "Para quem pratica atividade física regularmente, é recomendado retomar a rotina o mais rápido possível após um período de inatividade relevante, fazendo uma readaptação. Já para quem não tem o hábito de praticar atividade física regularmente, é importante ter cuidado para não tentar compensar o tempo perdido de forma excessiva e acabar se lesionando."
Há limites!
Já Vera Guimarães, personal trainer e professora de educação física do Colégio Objetivo DF, diz que "é importante respeitar os limites do seu corpo, retornando gradativamente até seu ritmo habitual se restabelecer. Também retorne à rotina alimentar, com alimentos frescos e ricos em fibras. Opte por frutas e legumes com efeitos diuréticos, que ajudam a eliminar o líquido corporal retido. Hidrate-se e beba bastante água. Por fim, praticar exercícios físicos acelera o metabolismo fortalece os músculos, queima calorias e libera hormônios que beneficiam o corpo e mente."
Como podemos usar o metabolismo a nosso favor no verão?
Não apenas durante esse período, mas ao longo de todo o ano, é importante buscarmos uma relação positiva com nosso metabolismo e corpo. "Uma dica valiosa é aproveitar as condições climáticas favoráveis para a prática de exercícios ao ar livre e o período de férias para iniciar. Sem essa ansiedade por resultados imediatos", ressalta Nerosky.
Ao mesmo tempo, Vera conta que, durante essa estação do ano, o nosso metabolismo costuma ficar mais lento em dias quentes. "Isso acontece porque o corpo precisa gerar mais calor para manter a temperatura externa, e assim o metabolismo fica mais lento e faz com que as pessoas tenham mais facilidade para ganhar peso. Por isso, os alimentos com efeito termogênico e também antiinflamatórios são importantes para ajudar a evitar o ganho de peso durante o verão."
Como lidar com a motivação para manter a regularidade nos treinos?
Professor de Educação Física do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Tácio Santos conta que "a motivação varia entre indivíduos, podendo ser relacionada à saúde, estética ou a aspectos comportamentais, como disciplina. Definir metas de médio e longo prazo aumenta a aderência aos treinos, permitindo compensar eventuais deslizes ao longo do caminho. Quanto ao estabelecimento de hábitos, é fundamental ajustar os parâmetros técnicos dos exercícios para que sejam praticáveis e se encaixem na rotina. Atividades agradáveis e divertidas ajudam a manter a regularidade. Encarar a prática de exercícios como a aquisição de qualquer outro hábito, utilizando estratégias comprovadas para a aquisição de novos hábitos, pode ser benéfico para a manutenção da regularidade nos treinos."