Eles dão a vida pelas vidas dos animais abandonados. Passam todos os dias investindo e suando para manterem abrigos e casas sempre cheias, em uma busca interminável pelas ruas de São Paulo atrás de animais abandonados.
Cada dia mais populares, as ONGs (organizações não governamentais) que abrigam cachorros de rua para, posteriormente, colocá-los para adoção, ainda enfrentam dificuldades, principalmente em relação ao tão criticado comércio de animais. Para eles, cachorro não é mercadoria, nem deve ser tratado como tal.
Outro grande problema está na desonestidade de algumas pessoas que demonstram interesse pelos animais, que adotam um bichinho e, dias depois, judiam dele ou o jogam na rua. A fiscalização, por mais que árdua, tem dificuldade em capturar todos os impostores.
Mesmo assim, as organizações estão aí, com seus abrigos ou uniões virtuais. Para dar uma força, separamos nove opções interessantes para quem busca adortar um cãozinho em São Paulo.
Procure um amigo: o site possui uma bela sacada, funcionando como uma espécie de comunidade entre diversas ONGs e colaboradores voluntários que, juntos, reúnem um grande grupo de animais abandonados e donos disponíveis para adoção.
Pirata é um dos animais disponíveis para adoção no site da ONG (foto: Procure 1 Amigo / Reprodução).
Clube dos Vira-latas: para gente como a gente que adora vira-latas, a ONG conquista já pelo nome. O projeto foi idealizado por Cida Lellis e resgata cães de rua e os coloca para adoção, oferecendo abrigo até o dia em que eles encontrarem um novo lar. O local reúne animais de todas as idades, desde filhotes até cachorros idosos. O Clube também apoia campanhas de vacinação, castração e, até mesmo, realiza cirurgias, fisioterapia, acupuntura e recuperação de traumas.
Cleopatra é um pitbull com idade avançada. Foi abandonada pelo dono enquanto estava doente e resgatada pela ONG (foto: Clube dos Vira-latas / Reprodução).
Adota Cão: a organização é uma espécie de fórum virtual onde diversas pessoas, seguindo alguns preceitos básicos, podem colocar seus animais para doação. O site não se limita aos cães, também disponibiliza gatos para os interessados.
Mistura entre um pastor alemão e um labrador, esse filhote sem nome está entre as opções mais populares do site no momento (foto: Adota Cão / Reprodução).
Cão sem Dono: a ONG oferece abrigo e adoção de cães de diversas idades, todos encontrados na rua. Para fazer a adoção, é necessário se cadastrar e informar os nomes dos animais pretendidos, para que os responsáveis pela organização analisem as informações do cadastrado. Segundo a Cão sem Dono, a rigorosidade no processo visa evitar que os cachorros sejam judiados por donos futuros.
Tufão é um pitbull porte médio, encontrado abandonado e bastante judiado. (foto: Cão Sem Dono / Reprodução).
Vira-Lata Vira Vida: local atende somente pedidos de adoção em Piracicaba, porém, vale o destaque pois são quase 400 cães “hospedados” na organização. Todos os animais saem do local castrados, vacinados, vermifugados, com chip e boletim médico recente.
Rajadinho é um dos cães mais tranquilos entre os hospedados no abrigo (foto: Vira-Lata Vira Vida / Reprodução).
Solidariedade à Vida Animal: a S.A.V.A não possui abrigo. É um fórum que reúne voluntários dispostos a pegar cães abandonados e colocá-los em uma nova casa. Todos os animais são abrigados no lar desses voluntários até que consigam ser transferidos para um dono fixo. A ONG também aceita doações de pessoas que não fazem parte do projeto.
Anjo dos Bichos: o mais legal dessa ONG é que eles fazem campanha para adoção de cães adultos, que sempre acabam perdendo na disputa com os filhotes. A organização possui no seu site, em destaque, uma matéria com 12 razões para adquirir um animal já crescido. O abrigo está aberto também para doação de animais de todas as idades.
Pink é uma vira-lata de três anos que está disponível para adoção (foto: Anjo dos Bichos / Reprodução).
Adote Um Focinho: a ONG, parte do projeto Casa de Passagem São Lázaro, prioriza a adoção de cães adultos, todos encontrados abandonados, e de diversas raças. O projeto existe há oito anos e abriga todos os cachorros em uma fazenda na cidade de Cotia, Grande São Paulo.
Pity é uma American Stafford Shire Terrier já adulta (foto: Adote Um Focinho / Reprodução).
Natureza em Forma: a organização funciona em parceria com a Matilha Cultural e não se restringe somente a adoção de cães, mas também de gatos, hamsters, passarinhos e até galos. Todos os animais foram resgatados em situação de risco.
Meigo é meigo para valer. O cãozinho é um dos animais disponíveis para adoção (foto: Natureza em Forma / Reprodução).
Procure 1 Amigo
Site: procure1amigo.com.br
E-mail: contato@procure1amigo.com.br
Clube dos Vira-Latas
Site: clubedosviralatas.org.br
E-mail: contato@clubedosviralatas.org.br
Sede em Ribeirão Pires (SP)
Adota Cão
Site: adotacao.com.br
Cão Sem Dono
Site: caosemdono.com.br
E-mail: faleconosco@caosemdono.com.br
Vira-Lata Vira Vida
Site: viralataviravida.org.br
Telefone: (19) 99831-1929
Sede em Piracicaba (SP)
Solidariedade à Vida Animal
Site: sava.org.br
E-mail: sava@sava.org.br
Anjos dos Bichos
Site: anjosdosbichos.com.br
E-mail: anjosdosbichos@gmail.com
Telefone: (11) 99198-4598
Adote um Focinho
Site: adoteumfocinho.com.br
Telefones: (11) 99914-3820 / (11) 98101-9036 / 99769-2810
Natureza em Forma
Site: naturezaemforma.org.br
Endereço: Rua General Jardim, 234 - República
Telefones: (11) 3151-2536 / 3151-4885 / 7766-1559 (Nextel)