Quer ter um beagle? Descubra se a raça combina com seu estilo de vida

Saiba mais sobre a raça de cães Beagle, e entenda os motivos que a fazem tão querida entre os donos de pets

18 dez 2013 - 09h13
(atualizado às 13h08)
A raça tem facilidade de desenvolver obesidade, por isso precisa de alimentação balanceada e atividades físicas regulares
A raça tem facilidade de desenvolver obesidade, por isso precisa de alimentação balanceada e atividades físicas regulares
Foto: Getty Images

No foco das mais recentes notícias sobre o uso de animais para testes em laboratórios, os cães da raça beagle são muito queridos pelos amantes do mundo canino, e destacam características bem definidas de personalidade, humor e saúde.

Donos de uma expectativa de vida longa, e que chega até os 15 anos, os cães desta raça são extremamente simpáticos e fiéis aos seus donos, tendo-os como verdadeiros líderes. Bastante agitados, os beagles precisam ser ensinados a seguir regras desde filhotes, pois, sem ter quem os comande, podem decidir mandar na casa sozinhos - transformando qualquer ambiente em um verdadeiro campo de guerra.

Publicidade

Amigável, dócil e carinhoso, o beagle é um cão que se dá bem com a maioria das pessoas, inclusive com desconhecidos, tendo um carinho especial por crianças e jovens. Considerado entre as raças de cães mais sociáveis do mundo, ele pode ter o seu convívio com os pequenos prejudicado se a criança não souber respeitar os limites do animal - já que, brincadeiras muito bruscas podem irritá-lo e fazer com que fique um pouco agressivo.

Pequenos e robustos, os beagles estão entre os preferidos dos donos de pet que moram em apartamentos, já que se adaptam bem a quase qualquer tipo de ambiente. Sua altura gira em torno dos 37 centímetros, e o seu peso pode variar entre 10 e 20 quilos; sendo que o animal tem uma forte tendência para a obesidade, e necessita de uma dieta balanceada, além de passeios e atividades físicas diárias, para se manter sadio.

Mais propenso a problemas de pele e nos ouvidos que outras raças, o beagle também pode sofrer com complicações nas articulações e na coluna em função do excesso de peso; por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher a sua alimentação.

Por ser uma raça muito estudada e frequentemente utilizada para testes, seus padrões são bem conhecidos, e o Beagle está, atualmente, no topo da lista de cachorros usados para experimentos.

Publicidade

Originário da Grã-Bretanha, o cão tem as raças hound como antecessores, e conta com um olfato extremamente desenvolvido, sendo usado até hoje como cão farejador. Conhecido há mais de 2 mil anos, a raça foi usada como inspiração para a criação do famoso personagem Snoopy.

Fonte: Dr. Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se