Saiba como cuidar da pelagem do seu gato

Saiba que tipo de cuidado é essencial para manter a pelagem do seu gato macia, brilhante e saudável

8 jan 2014 - 13h42
Foto: Getty Images

Quem tem um bichano em casa sabe que a pelagem dos felinos precisa de muita atenção para que seja mantida sadia, e os banhos de gato – feitos pelo próprio animal, por meio de lambidas – raramente são o suficiente para isso. Cuidados que incluem a higienização e a escovação dos pelos são especialmente importantes e, além de ajudar a deixar seu bichano com a pelagem sedosa, também podem livrá-lo de alguns outros problemas bastante incômodos.

Muito se engana quem pensa que os felinos “pelados” estão livres desse tipo de cuidado; já que, até mesmo as raças que parecem não ter pelagem – como Sphinx e Minskin – possuem pelos bastante curtos e finos, que também necessitam de cuidados e muita limpeza para evitar o aparecimento de complicações, como alergias.

Publicidade

Tendo em vista que até 50% dos gatos sofrem com problemas de pele em função do acúmulo de sujeira no corpo e nos pelos – incluindo, além de alergias e dermatites, a descamação e o surgimento de caspas – realizar corretamente os processos de limpeza da pelagem é fundamental para a saúde dos bichanos; e quanto antes esse tipo de procedimento for apresentado ao seu pet, mais cedo ele se acostumará, facilitando bastante os cuidados. 

Conforme citado anteriormente, a higienização própria e típica do gato não é o suficiente para livrar o animal de sujeiras e, por isso, banhos mensais com água e produtos próprios para os bichanos (como xampus, loções e condicionadores específicos) são fundamentais – sendo que, para os gatos de pelagem mais longa, os banhos são recomendados quinzenalmente, já que o acúmulo de sujeira é consideravelmente maior em pelos longos.

A escovação é outro item imprescindível para a saúde dos gatos, e o mercado pet já conta com uma variedade imensa de escovas próprias para os mais diversos tipos e comprimentos de pelagem felina. Para ajudar na limpeza do bichano, o ideal é que a escovação seja realizada diariamente nos gatos de pelagem longa e a cada duas semanas nos de pelos mais curtos – sendo que a escovação anterior ao banho do felino também é de grande importância, ajudando a desembaraçar a pelagem e evitando a absorção de resíduos pelos nós dos pelos.

Publicidade

O uso de escovas para alisar a pelagem do gato também é recomendado, pois esse tipo de acessório ajuda a remover os pelos soltos da pelagem – eliminando o que pode ser lambido pelo bichano e formar uma bola de pelos no seu estômago.  

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV- SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24h. 

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações