Os gatos se tornam cada vez mais amados no Brasil e, com o aumento do número de lares com felinos no País (já anunciado, inclusive, por pesquisas sobre o assunto), uma série de raças específicas deve ser vista com cada vez mais frequência no território nacional.
Enquanto diferentes tipos felinos já contam com certa popularidade entre os brasileiros, ainda há muitas raças de gatos praticamente desconhecidas por aqui – e que fazem um grande sucesso em outras partes do mundo. Conheça, a seguir, uma lista especial com as dez raças de felinos mais queridas em todo o mundo, e decida se alguma delas vai fazer parte do seu lar no futuro.
Persa
Muito sociável, os bichanos da raça Persa estão entre os mais populares e conhecidos do universo dos gatos, e cativam pela personalidade fiel e companheira. Pelos longos, corpo robusto, cabeça redonda e face achatada são algumas das suas principais marcas, e seu temperamento é bastante calmo e quieto.
Siamês
Conhecido pelo temperamento forte, o gato Siamês é independente e pouco amigável com desconhecidos, podendo ser agressivo ao se sentir incomodado. As manchas escuras no seu corpo (nas regiões da face, patas, orelhas e cauda) são sua marca registrada.
Ragdoll
Carinhoso e cheio de manha, o felino Ragdoll adora o colo de seus proprietários e, ao contrário de muitas raças, não é do tipo independente, precisando de atenção e carinhos constantes. Fã de ambientes calmos e tranquilos, é um gato bastante quieto e sossegado.
Maine Coon
Conhecida por muitos como a raça do gato gigante, a Maine Coon é resultado da mistura entre as raças Angorá e American Shorthair, e exige atenção com sua pelagem. Muito independente e ativa, não é indicada para viver em apartamentos, já que precisa de bastante espaço para se exercitar.
Abissínio
Considerado sagrado nos tempos antigos do Egito, o Abissínio é esperto e muito sociável, podendo viver bem com todos os tipos de pessoa. Fiel e ativo, precisa de espaços grandes para gastar sua energia, e sua pelagem com fios de mais de uma tonalidade (além das manchas brancas nas narinas e queixo) é um dos seus diferenciais.
Sagrado da Birmânia
O Birmanês adora brincar e receber o carinho e a atenção das pessoas, e se adapta facilmente a ambientes variados. Conhecida pelas “luvas brancas” (já que sua pata é completamente sem pigmentação), a raça é considerada uma das mais belas do mundo felino.
Sphynx
De aparência pelada, o Shpynx é popular no mundo todo por ter sido o pet do vilão Doctor Evil, dos filmes da série Austin Powers. Contando com pelos muito curtos e finos, pode acumular oleosidade na pele – e os donos de pets da raça devem ficar atentos.
Oriental Shorthair
Imprevisível, o gato Oriental Shorthair pode ser bem agressivo quando contrariado, e é um gato bastante agitado e independente. Os desenhos de sua pelagem podem ser muitos, assim como as cores, sendo seus olhos verdes.
American Shorthair
Calmo e tranquilo, o American Shorthair é considerado por muitos como um felino com características de cachorro, já que se dá bem como todo tipo de pessoas. Mesmo sossegado, é um felino bastante ativo, e seu nível de independência não exige atenção constante dos donos como outras raças.
Exótico
Resultado da mistura entre as raças Persa e American Shorthair, o gato Exótico é silencioso e pode ser descrito como Persa de pelos mais curtos. Dono de um corpo arredondado e forte, esse felino é calmo e muito carinhoso, passando muito tempo no colo de seus proprietários. A padronagem e a cor da sua pelagem podem ser bem variadas, e escovações constantes são importantes para manter sua saúde.
Acesse o link e saiba tudo sobre o universo dos gatos.
Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.