Se você diz essas 3 frases diariamente, você é mais emocionalmente inteligente do que a maioria

Aprender a se comunicar, concentrando-se também no que os outros querem dizer, pode ajudar nos nossos relacionamentos

3 jul 2024 - 17h00
(atualizado às 18h58)
Um sonho possível
Um sonho possível
Foto: Minha Vida

A palavra "comunicação", do latim "communicatio", tem origem na palavra em latim "communis", que significa "comum". Daí deriva o verbo "comunicar", que significa "fazer com que outro compartilhe o que se tem", "compartilhar" ou "trocar". Ou seja, a essência da comunicação é compartilhar ideias, pensamentos, sentimentos ou informações com outras pessoas.

Se quisermos nos comunicar de forma eficaz e tendo em conta o verdadeiro significado da palavra comunicação, a inteligência emocional é essencial. Se você for emocionalmente inteligente, o que você diz e tenta transmitir deve ser facilmente compreendido por quem está ouvindo. É por isso que os especialistas dizem que existem três frases que alguém com inteligência emocional usa todos os dias.

Publicidade

"Eu acho…"

Dar a nossa opinião nunca deve ser algo autoritário. E, de fato, usar um tom determinado ou uma frase pode acabar sendo rude. Podemos (e devemos) pensar um pouco antes de falar ou trocar frases como "isso é assim" por uma que favoreça a comunicação, como "eu acho". Dessa forma, eliminamos a possibilidade de a outra pessoa pensar que estamos encerrando a conversa com a nossa verdade absoluta.

Essa frase nos permite continuar debatendo e não fecha a porta para que as pessoas à nossa frente possam contribuir com algo de valor. Não existem verdades absolutas se quisermos ter uma comunicação que realmente nos leve a um lugar que nos faça crescer.

5 dicas de como vencer o heteropessimismo, frustração feminina atual 5 dicas de como vencer o heteropessimismo, frustração feminina atual

...

Publicidade

Veja mais

Veja também

Se você consegue dizer essas três frases diariamente, você é mais emocionalmente inteligente do que a maioria

4 erros comuns de quem acha que tem TDAH, mas não tem

Um estudo descobriu que ajudar os colegas é contraproducente. A não ser que te peçam

Psicóloga revela suas dicas pessoais para superar a síndrome do impostor

Procrastinação e perfeccionismo prejudicam a vida, mas têm solução: veja 5 passos para superar

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se