Apesar da geração Z ter normalizado as discussões sobre saúde mental e mostrado que não há problema em não estar bem, muitas pessoas ainda encontram dificuldade em expressar emoções complexas. Mesmo em grupos de amigos ou em ambientes familiares de confiança, é comum responder "tudo bem" ou "está tudo bem" quando alguém pede desculpas.
Isso ocorre, por exemplo, ao responder perguntas sobre um término de relacionamento ou a perda de um animal de estimação, mas também em situações em que um parceiro reconhece um erro, ultrapassa limites ou causa mágoa. Acredita-se que dizer "está tudo bem" evita um confronto, mas, na realidade, essa atitude agrava a situação, pois reprime os sentimentos em vez de permitir uma comunicação honesta.
Para evitar esse cenário e poder esclarecer os sentimentos, estabelecer limites ou pedir ajuda, é possível trocar aquele simples "está tudo bem" por uma dessas frases que demostram inteligência emocional e capacidade de administrar conflitos da melhor maneira nos relacionamentos.
"Isso machucou os meus sentimentos"
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
O que significa quando uma pessoa trabalha com a mesa bagunçada, de acordo com a psicologia