Com a agitação da rotina e o excesso de demandas em nosso dia a dia, pode ser difícil memorizar todas as informações que precisamos. Por isso, algumas pessoas acabam recorrendo a diferentes métodos que aprimoram e facilitam a memória, como é o caso de Bill Gates, o fundador da Microsoft.
Em uma publicação feita em 2012 em seu blog pessoal, o GatesNotes, o empresário revelou ter conhecido no livro "Moonwalking com Einstein: A Arte e a Ciência de Lembrar Tudo", de Joshua Foer, a técnica chamada "palácio da memória". Entenda do que se trata o método!
O que é o palácio da memória?
Criado na Grécia Antiga, o palácio da memória - também conhecido como palácio mental ou método loci - é uma técnica de memorização baseada em associações visuais. No método, informações abstratas são associadas e armazenadas em um "lugar imaginário".
"Ao precisar acessar o conteúdo, a pessoa 'caminha' mentalmente pelo local e encontra as associações feitas em cada ponto. Essa técnica exige concentração e criatividade, o que fortalece as conexões neurais e torna o aprendizado mais eficiente", explica a psicóloga Alessandra Araújo Vieira.
Quais são os benefícios?
...
Veja também
Se você quer potencializar sua memória, precisa seguir esse método usado por Bill Gates
Seis sinais de que você está sendo uma pessoa exaustiva segundo a psicologia