Construir uma relação próxima com os filhos durante a adolescência pode parecer desafiador, mas está longe de ser impossível. Para que isso aconteça, é essencial reforçar o vínculo muito antes dessa fase, ainda na infância, conforme explica a pediatra Tatiana Cicerelli.
Se você deseja que seu filho o veja como um amigo, alguém em quem pode confiar, é hora de refletir sobre as atitudes que tem com ele no dia a dia. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença na relação de vocês no futuro.
Leia mais: Se você quer um filho bem sucedido, precisa incluir esses 4 hábitos na rotina dele desde a infância
5 hábitos que mais fortalecem o vínculo entre pais e filhos
Desde os primeiros momentos de vida até a adolescência, atitudes simples ajudam a criar laços profundos que podem durar até a vida adulta. Como explica a pediatra Tatiana Cicerelli: "O vínculo começa na infância, mas precisa ser regado com amor, atenção e respeito ao longo de toda a jornada." Aqui estão alguns hábitos que podem ajudar a fortalecer essa conexão:
1. Presença de verdade importa mais que a quantidade de tempo
A correria do dia a dia pode ser intensa, mas dedicar momentos exclusivos aos filhos é fundamental. Pode ser uma conversa durante o jantar ou até ajudar com a lição de casa. "Crianças percebem quando têm a atenção genuína dos pais. É nesse momento que elas se sentem valorizadas e amadas", reforça Cicerelli.
2. O poder do contato físico e do carinho
...
Veja também
Esses 5 erros podem te afastar do seu filho adolescente
Sou psicóloga e essas são as três frases que gostaria de ouvir todos os pais dizerem aos seus filhos