Ciúmes fazem pessoas se acharem parecidas com rivais, diz estudo

11 jul 2013 - 13h20
(atualizado às 13h22)
Sentimento de similaridade com rival só acontece quando há interesse do parceiro
Sentimento de similaridade com rival só acontece quando há interesse do parceiro
Foto: Getty Images

Ver o parceiro flertar com alguém, provoca mágoa, raiva e ciúmes. A última coisa que dá para pensar é que a pessoa vai passar a se ver com características similares ao próprio rival, que recebeu atenção do parceiro. Porém, uma nova pesquisa, feita pela Universidade Villanova, sugere exatamente isso: o ciúmes pode fazer um indivíduo mudar a forma como enxerga a si mesmo.

Estudos anteriores já haviam provado que pessoas mudam a forma como se veem para ficarem mais similares a alguém com quem desejam aproximação, como um paquera. “No entanto, um rival não é alguém de quem se queira proximidade”, afirmou Erica Slotter, da Universidade Villanova.

Publicidade

Por meio de três estudos, Erica e uma equipe de pesquisadores testaram o que acontece com pessoas quando sentem ciúmes. Eles descobriram que indivíduos apenas mudam o modo como se veem se o parceiro se interessa pelo rival ou corresponde a uma cantada.

Foram questionadas as atribuições pessoais de cada voluntário e depois criadas diversas situações. No final da pesquisa, quando o rival se apresentava como mais atlético ou inclinação musical, o entrevistado relatou ser mais atlético e interessado em música do que no início do estudo. O próximo passo da equipe, segundo Erica, será investigar se os indivíduos com ciúmes não só mudam o modo como se veem, mas também passam a se comportar de forma diferente. 

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações