Interesse dos brasileiros pelo mercado de conteúdo adulto cresce 158%

De acordo com a Timelens, brasileiros impulsionam setor com destaque para buscas pelas plataformas nacionais

3 jan 2025 - 06h00
Resumo
Crescimento exponencial do mercado de conteúdo adulto online no Brasil, impulsionado pelo tráfego das redes sociais.
Foto: Reprodução

Segundo dados levantados pela Timelens, consultoria de dados e insights do ecossistema FutureBrand São Paulo, o mercado de conteúdo adulto online tem mostrado crescimento exponencial no Brasil. Desde 2020, o interesse pelas plataformas deste segmento cresceu em 158% no país, o que significa o registro de 350 milhões de buscas no total, incluindo Google e Redes Sociais, com uma média de 243 mil diárias. Ainda de acordo com o levantamento, sites como Privacy e OnlyFans dominam o setor, representando 99% da procura pelo tema no país nos últimos quatro anos.

O Privacy, por exemplo, que é uma plataforma brasileira criada em 2020, já ultrapassou a concorrente britânica OnlyFans em popularidade no território brasileiro, com aumento de 237% no volume de buscas, enquanto a britânica cresceu 19% no mesmo período. 

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"Observamos que a conveniência de métodos de pagamento locais, como o Pix, aliado ao pagamento em reais, pode ter sido um dos fatores determinantes para o rápido crescimento do Privacy no Brasil", explica André Matias, CEO da Timelens.

O tráfego é impulsionado, em grande parte, pelo engajamento nas redes sociais. O X, antigo Twitter, corresponde a 64% deste impulsionamento, o Reddit, 13%, e Instagram, 12%. Juntos, representam 89% do tráfego gerado para sites de conteúdo adulto no Brasil.

Quem consome esse conteúdo e quais as preferências?

A Timelens indentificou ainda que a maioria dos usuários desses sites são jovens adultos do sexo masculino. No Onlyfans, eles representam 75% do público. Desses, 37% têm entre 18 e 24 anos e 31% de 25 a 34.

Já sobre as 10 personalidades mais buscadas no Onlyfans e Privacy, todas são mulheres. “Nosso estudo reforça ainda mais o padrão de consumo altamente heteronormativo deste setor, e o que surpreende, de uma certa forma, é que mesmo entre nomes conhecidos, o top 10 conta com personalidades pouco conhecidas da mídia, mas que já são consolidadas no meio adulto”, reforça André.

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A Timelens ainda ouviu a criadora de conteúdo Becca Pires. Ela relatou que o público não tem um perfil específico “Tem médicos, homens famosos, com filhos… o público é muito variado", afirma.

Entre os perfis com mais procura nas duas plataformas estão, respectivamente: Mc Mirella (4.193.420 buscas), Aline Faria (2.981.540), Anitta (2.645.700), Key Alves (2.081.450), Mulher Melão (1.681.000), Juliana Bonde (1.330.780), Cattleya (1.054.400), Francine Piaia (954.840), Geisy Arruda (765.140) e Kinechan (686.500). Dessas, 9 têm contas no Onlyfans.

“A forte presença nesta plataforma acontece pelos ganhos em dólar. Esse benefício torna possível que os criadores de conteúdo não precisem converter seus ganhos. Muitas meninas, assim, conseguem construir casas, ajudar a família, viajar o mundo, morar no exterior, juntar dinheiro que trará segurança e fará diferença no futuro, por exemplo”, explica Becca.

Plataforma x segurança digital

O estudo da Timelens também revela que, além do conteúdo pago, há um grande interesse por alternativas gratuitas para o consumo de vídeos e imagens dessas plataformas. Os grupos no Telegram e fóruns de discussão, por sua vez, surgem como fontes de vazamento de conteúdo. Somente as buscas relacionadas a "OnlyFans grátis" e "Privacy grátis" superaram os 5 milhões nos últimos quatro anos.

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Fontes de renda nas plataformas

A criadora de conteúdo ainda revelou que, além da assinatura padrão, existem outras formas de ganhar dinheiro dentro das plataformas. 

"As mais comuns são os tips [gorjetas, em português]. Os usuários conseguem enviar dinheiro a mais para as criadoras por meio de lives, ou, ainda, com packs extras de conteúdo. Os formatos variam de acordo com a estratégia da criadora. É comum que as personalidades se sigam mutuamente dentro da plataforma para conseguir novos insights e construir estratégias para gerar mais vendas”, finaliza Becca.

(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

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