Logo após dar à luz, o sexo é compreensivelmente uma das últimas coisas em que a mulher vai pensar. Mas uma em 10 espera seis meses ou mais para voltar a ter relações com o parceiro, segundo pesquisa da instituição British Pregnancy Advisory Service, do Reino Unido. Entre os motivos estão cansaço, dor e autoconsciência corporal. Os dados são do jornal Daily Mail.
O levantamento analisou dados de 1.350 voluntárias. Constatou-se que três quartos esperam para transar depois do check-up de seis semanas, quando normalmente o médico fala sobre sexo e contracepção, enquanto quase um quarto retornou ao sexo dentro de seis semanas. Apesar de não haver números comparativos, sabe-se que muitas mulheres na década de 1970 voltavam a ser sexualmente ativas entre duas a quatro semanas após o parto.
As que esperaram mais tempo são aquelas que passaram por uma cesariana de emergência, danos no tecido durante o parto ou intervenção cirúrgica para tornar o parto mais fácil. As novas mães que tiveram uma cesariana planejada ou um parto natural sem danos aos tecidos eram mais susceptíveis a retomar às relações sexuais dentro de seis semanas.
“Não há tempo definido para começar a ter relações sexuais novamente depois de ter um bebê. Tudo o que deveria importar para as mulheres é que isso pareça certo para elas e que elas tenham acesso à contracepção mais adequada às suas necessidades, se quiserem evitar uma nova gravidez imediatamente. Vemos regularmente mulheres enfrentando uma gravidez não planejada no ano após o parto”, disse Clare Murphy, da British Pregnancy Advisory Service. A profissional recomenda aconselhamento médico sobre sexo e contracepção antes do check-up de seis semanas.
Kama Sutra: posições intensas e prazerosas