O porte e a beleza dos cães são itens que ganham bastante relevância nos olhos de quem deseja adotar ou comprar um novo bichinho de estimação pra fazer parte da família, assim como a personalidade e o nível de atividade que este animal requer para viver bem e com saúde. Pensando nisso, escolhemos algumas raças caninas de diferentes portes (grande, médio e pequeno) com altos graus de beleza, apresentando as suas principais características físicas e de personalidade para facilitar a decisão de quem deseja acrescentar um novo amigo de quatro patas à família.
Dálmata
Este cão de grande porte e origem croata é reconhecido mundialmente pelas pintas escuras que cobrem todo o seu corpo branco, e também por causa do clássico filme de Walt Disney, 101 Dálmatas, lançado em 1961. Independente, simpático e bastante teimoso, o cão desta raça é extremamente ativo e adora correr e saltar em suas brincadeiras, podendo conviver tranquilamente com pessoas diferentes e até crianças. Dono de um corpo musculoso e bastante proporcional, o Dálmata é elegante e forte, contando, ainda, com uma grande capacidade de aprendizado e compreensão.
Foto: GlobalP/Getty Images
Dogue Alemão
Bastante conhecido por ser um dos maiores cães de que se tem notícia (ocupando, inclusive, o lugar de maior cachorro do mundo, segundo o Guinness Records) o Dogue Alemão, apesar do tamanho, é muito dócil. Extremamente imponente em função do seu tamanho exagerado, esse cão também destaca beleza na sua pelagem, que normalmente varia entre as cores castanha e preta; podendo ter uma cobertura tigrada.
Foto: Eric IsselTe/Getty Images
Husky Siberiano
Conhecido pelos olhos azuis (que também podem ser marrons ou de diferentes cores entre si) e pela pelagem vasta e volumosa, o Husky Siberiano é um dos cachorros mais lindos de porte médio e é, ainda, extremamente resistente ao frio e a diferentes atividades, podendo correr até 600 quilômetros na neve de uma só vez. Muito apegados à família, esses cães podem ser completamente fiéis e até submissos aos seus tutores mais próximos. No entanto, devem ter a oportunidade de praticar bastante atividades físicas diariamente, caso contrário, podem acabar descontando o seu acúmulo de energia nos móveis da casa, tornando-se um verdadeiro ‘tornado’ no lar.
Foto: VYCHEGZHANINA/Getty Images
Golden Retriever
Sua cobertura dourada e sua pelagem cheia fazem do Golden Retriever um dos animais mais belos e desejados pelos fãs de cães de porte grande ou médio. Os altos níveis de carinho e docilidade desta raça canina também contribuem imensamente para a sua popularidade entre os amantes de animais de todos os tamanhos.
Foto: GlobalP/Getty Images
Yorkshire
Pequenino, inteligente e independente, o Yorkshire Terrier é um cão de origem inglesa que adora brincar e costuma ser muito amigo de crianças, contanto que elas não mexam demais em suas orelhas. Embora o seu tamanho seja reduzido, a sua energia é muito alta, e os cães da raça exigem exercícios físicos diários para se manter com saúde. Sem isso, podem se tornar tristes e até mais propensos a desenvolver enfermidades. Muito apegados aos seus donos, os cães Yorkshire se tornam um tanto nervosos ao entender que há algum tipo de ameaça contra seus tutores, podendo, inclusive, agir de forma agressiva em alguns casos.
Foto: feedough/Getty Images
Shih Tzu
Considerado como uma das raças caninas de maior popularidade no Brasil, o Shih Tzu é um cachorrinho brincalhão e muito apegado aos seus tutores. Dono de uma pelagem cheia e longa, este animal também é conhecido pela sua ‘franja’ comprida e a sua grande beleza.
Foto: WilleeCole/Getty Images
Acesse o link e saiba tudo sobre as mais variadas raças de cães.
Matéria validada pelo Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.
Curso de patologia veterinária de cães e gatos
Aprenda um pouco mais sobre a saúde de cães e gatos e saiba como cuidar melhor do seu amiguinho. Curso certificado pelo MEC, matricule-se já