Quem tem um pet em casa deve estar sempre atento à saúde de seu bichinho de estimação, e no mundo canino, poucas medidas são tão importantes como a vacinação. Garantindo a imunidade do seu cãozinho contra doenças perigosas e até fatais, a administração das vacinas polivalente (que previne o animal das principais doenças caninas), contra a raiva, tosse dos canis e giárdia são imprescindíveis para que o seu pet viva bem e com saúde.
Devendo ser dado aos cães enquanto ainda filhotes (a partir dos 45 dias de vida), o conjunto principal de vacinas indicado por profissionais veterinários mantém seu pet longe de diversas doenças complicadas e sem cura, que podem contaminar os animais de maneira muito fácil, caso ele não tenha passado por este processo de imunização.
Livrando os cachorros de doenças como parvovirose, coronavirose, cinomose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, parainfluenza canina e leptospirose, as vacinas polivalentes (também conhecidas como V8 ou V10) são das mais importantes para proteger os cães, sendo que as vacinas contra raiva, tosse dos canis e giárdia também são indicadas para uma prevenção mais compeleta, ajudando a manter seu pet longe de complicações.
Confira, a seguir, o modelo de calendário de vacinação que deve ser seguido para garantir o bem-estar e a proteção do seu cãozinho – lembrando que esse conjunto de medicações deve ser renovado anualmente. A primeira dose só deve ser administrada quando o filhote tiver idade a partir de 45 dias de vida, e intervalos de 21 dias entre as vacinas devem ser respeitados para que a eficácia da imunização seja completa.
- A partir de 45 dias de vida: 1ª dose da vacina polivalente
- Após 21 dias: 2ª dose da vacina polivalente + 1ª dose contra a tosse dos canis
- Após 21 dias: 3ª dose da vacina polivalente + 2ª dose contra a tosse dos canis
- Após 21 dias: 1ª dose da vacina contra giárdia
- Após 21 dias: 2ª dose da vacina contra giárdia + vacina antirrábica (contra raiva)