Quem dá um novo lar para um cãozinho deve ter em mente que os cachorros também precisam do seu próprio espaço dentro da casa, e contar com uma casinha de cachorro é uma ótima ideia para garantir o conforto e o bem-estar do seu pet. Embora muitos creiam que as casas para animais são desnecessárias, este pensamento é equivocado, já que os cães podem se beneficiar muito por ter um espaço para chamar de seu – onde podem buscar refúgio e tranquilidade sem serem incomodados.
Com isso em mente, sobra para os donos de pets a difícil tarefa de escolher a casinha de cachorro ideal para seu bichinho de estimação; já que o mercado, hoje, conta com uma infinidade de modelos, preços e tamanhos disponíveis. Para facilitar a vida dos proprietários na realização desta tarefa, um dos pontos de partida é analisar que tipo de material é mais adequado para o animal: madeira ou plástico?
Tidos como os materiais mais populares na construção de casinhas de cães, tanto a madeira quanto o plástico têm suas vantagens e desvantagens - sendo que, enquanto o plástico é mais fácil de limpar e menos durável, a madeira faz menos barulho e tem maior resistência, mas acumula cheiros e sujeira. Portanto, cabe ao dono do pet avaliar que tipo de casinha é mais adequada ao seu local de vida, levando em conta o tipo de manutenção que o lar do pet irá necessitar.
Escolhido o material, é hora de ficar atento à outro fator crucial para a escolha da casinha do seu pet: o tamanho. Tirar as medidas do seu cãozinho é o primeiro passo para adquirir a casa ideal, já que ela deve ter espaço suficiente para que o seu cão fique confortável.
Deixar cerca de 10 centímetros de sobra na altura e na largura da casinha já é o suficiente, pois, o cão deve ter espaço para se mexer, mas ele não pode ser muito folgado.
Feito isso, basta escolher o modelo mais bonito e levar para casa, lembrando sempre que o local onde a casinha do cachorro irá ficar também merece atenção. Embora muitos tenham o costume de colocar a casa do cachorro na parte externa da casa, o ideal é que ela fique no local onde houver o maior movimento de pessoas - permitindo que seu cãozinho tenha privacidade e, no entanto, possa ficar protegido do vento, da chuva e do sol enquanto continua interagindo com as habitantes do lar.
Clique no link e saiba onde encontrar a casinha ideal para o seu cachorro.
Matéria validada pela Dra. Raquel Madi (CRMV – SP 20.567), Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina – PR e responsável pelo setor de Radiologia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética em Hospital Veterinário de São Paulo. Dra. Madi é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.